quarta-feira, 20 de julho de 2016

Lesão do Cyborg

Fala galera que tem Fome de MMA, hoje vou falar sobre a lesão do Evangelista Cyborg, uma coisa que me deixou muito preocupado não só com a carreira dele, mas também com a vida de um dos atletas brasileiros mais experientes no MMA hoje.

Antes de tudo eu gostaria de dizer que essa lesão é muito provavelmente a pior da história do MMA. A perna quebrada do Anderson Silva, as lesões no joelho do Domminick Cruz e qualquer outra lesão que já vimos no UFC ou no Bellator não são nada comparadas a essa. Um afundamento de crânio não põe somente a carreira do Cyborg em risco, mas a sua vida também. Uma lesão dessas poderia muito bem acontecer num acidente de carro ou mesmo numa tentativa de homicídio. O próprio árbitro da luta, o "Big" John McCarthy, que é na minha opinião o melhor árbitro de todos os tempos e que atua desde o UFC 2 disse que essa foi a joelhada mais forte que ele já viu. Segundo ele o barulho parecia de um golpe de um taco de baseball.
E depois disso a pergunta que fica é: Como evitar que lesões dessa maneira aconteçam no esporte? E a resposta é simples: Não há como evitar. Eu nunca tinha visto uma lesão dessa, ainda mais porque um osso duro como o da testa não costuma ser fraturado com joelhadas. Isso é uma fatalidade, um "acidente de trabalho" infelizmente os praticantes de esportes de contato estão sujeitos a isso, e para os que acreditam que isso só acontece em esportes de combate, um dos melhores goleiros de todos os tempos, Petr Cech sofreu uma lesão muito semelhante num jogo em 2006. Além dele, Cristian Chivu teve também uma lesão no crânio em 2010. Após as lesões, ambos passaram a jogar com capacetes.
O que conforta todos os fãs de MMA é que o Cyborg disse está bem e que volta a lutar em seis meses. Eu como fã me preocupo com a saúde dele, e tenho dúvidas de que ele voltara tão rápido, pois diferente dos exemplos que citei o Cyborg não poderá usar nenhum capacete, e ele como lutador constantemente é atingido na cabeça e eventualmente sofre concussões.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Agora também no Facebook!

É isso mesmo pessoal que tem Fome de MMA, agora o blog tem também uma página no Face! Agora fica cada vez mais fácil vocês acompanharem as postagens e verem postagens mais curtas que posto por lá!
 https://www.facebook.com/Fome-de-MMA-1707780906149701/ https://www.facebook.com/Fome-de-MMA-1707780906149701/

sábado, 9 de julho de 2016

It's Time!

Fala galera que tem Fome de MMA, É hoje! Daqui a pouco começa o melhor evento do UFC da história! Vai ter tudo, teremos "The fireball kid" logo na primeira luta, teremos vários ex-campeões e ex desafiantes de título lutando como Diego Sanchez, TJ Dillashaw e Johny Hendricks. Mas hoje eu irei falar sobre as principais lutas, sobre Aldo x Edgar, Silva x Cormier, Lesnar x Hunt e Nunes x Tate. 

Aldo x Edgar

A revanche de José Aldo e Frankie Edgar promete ser tão equilibrada quanto a primeira luta. Os dois são muito rápidos, possuem muito poder de nocaute e Jiu Jitsu de qualidade, porém, vejo o Aldo com uma pequena vantagem, nada que torne o Edgar um azarão, mas devido a explosão e a força dos seus chutes nas pernas eu acho que o Aldo vença, provavelmente por decisão de novo.

Silva x Cormier

OK, antes de falar sobre essa luta gostaria de dizer que eu sou um grande fã do Anderson, mas eu realmente acho que é um erro imenso ele entrar naquele octógono com o Cormier. Daniel Cormier seria o maior desafio da carreira do Anderson Silva em forma e em seu auge, imagina o tamanho do desafio agora, com o AS com 41 anos, vindo de várias derrotas e cirurgias sérias e sem treinar adequadamente? Eu vou torcer para o Anderson em cada segundo que a luta durar, mas prevejo o Daniel Cormier sacudindo e jogando ele de um lado para o outro no octógono como uma boneca de pano, semelhante ao que fez com o Dan Henderson e depois de bater muito nele vencendo com uma finalização ou um nocaute.

Lesnar x Hunt

Essa vai ser uma luta divertida, entre dois pesos pesados com muito poder de nocaute. Temos de um lado Brock Lesnar, esse cara tão grande que nem parece ser uma pessoa, e do outro lado Mark Hunt, que tem poder de nocaute de sobra para botar qualquer pessoa no mundo para dormir. O lesnar vem de vários anos longe do MMA, antes disso passou por cirurgias sérias no seu trato intestinal e quase morreu. Já o Hunt nunca teve um cartel regular, mas enfrentou alguns dos melhores de todos os tempos no esporte. Prevejo o Lesnar tentando derrubar logo nos primeiros segundos do combate e até conseguindo manter o adversário no chão no primeiro round, mas a partir do segundo vejo o Mark Hunt nocauteando ele e andando para o lado como sempre faz.

Tate x Nunes

Essa luta vai ser bem legal de se assistir, a Amanda Nunes tem plenas condições de vencer a Miesha Tate. Ela só tem uma vitória por decisão das doze vitórias da sua carreira e além disso vem de vitórias sobre competidoras duríssimas como Shayna Baszler, Sara MacMann(Ex desafiante ao título) e Valentina Shevchenko, Além de ter feito uma luta muito dura com a Cat Zingano. Claro que ela vai enfrentar uma das pioneiras do MMA feminino, ex-campeã do Strikeforce que já enfrentou as melhores da história do MMA feminino. A Miesha tem muita raça e coração e com certeza fará de tudo para se manter campeã do UFC. Eu prevejo uma luta muito dura que vai exigir muita raça e condicionamento das duas atletas. Essa luta não há favorito ao meu ver.

 

sábado, 2 de julho de 2016

Quem foi Tito Ortiz?

Fala Galera que tem Fome de MMA, hoje irei falar sobre uma das maiores estrelas da história do MMA, o "The Huntington Beach Bad Boy", Tito Ortiz.

Início da vida e nas artes marciais


Um dos mais conhecidos meio-pesados de todos os tempos nasceu em Hungtington Beach, California e recebeu seu apelido "Tito" com um ano de idade pelo seu pai. Com cinco anos se mudou para Santa Ana e lá permaneceu até seus 13 anos quando seus pais se divorciaram. A vida de Ortiz não era fácil. Seus pais eram viciados em heroína e ele fazia parte de gangues, além de usar drogas como cocaína. Depois do divórcio de seus pais voltou para Huntington Beach e no segundo ano do ensino médio começou a treinar wrestling, onde se tornou campeão de um torneio CIF e ao final do colégio ficou em quarto no estadual. Aos 18 anos foi expulso de casa e foi morar com um dos irmãos. Nesse período começou a usar metanfetamina. Aos 19 anos recebeu ajuda de seu antigo treinador Paul Herrera que o encorajou a entrar na universidade e continuar no wrestling. Tito seguiu seus conselhos e ao final da sua faculdade onde se tornou campeão estadual e duas vezes All American. Nesse período teve a honra de treinar com Tank Abbott.

Início no MMA

A estréia de Ortiz no MMA foi em 1997 no UFC 13, quando ele ainda estava na faculdade e lutou sem receber pagamento ou proposta de contrato(pois é, tempos negros na história do UFC). Ele lutou contra Wes Albittron e venceu por paralisação do árbitro em apenas 31 segundos de luta.
Na luta seguinte ele encarou Guy Mezger e mesmo tendo dominado os primeiros momentos do combate, foi finalizado com uma guilhotina aos três min do primeiro round. 
A partir daí Ortiz venceu 4 lutas seguidas, incluindo uma surra em Jerry Bohlander e um nocaute técnico numa revanche contra Guy Mezger. Depois de vencer Tito desrespeitou o córner da Lion's Den na sua comemoração e arrumou uma briga com Ken Shamrock, uma rivalidade tinha acabado de começar.

Chance pelo título

Apenas na sua quinta luta Tito lutou contra o irmão de Ken, Frank Shamrock pelo título dos meio-pesados do UFC. Ortiz teve grande vantagem na luta inteira, porém no decorrer da luta ele cansou e foi parado por socos no último minuto do quarto round. A luta foi tão emocionante que ganhou o prêmio de luta do ano de 1999.

Campeão mundial dos meio-pesados

Após vencer Ortiz, Frank Shamrock se aposentou e o título ficou vago. Então Ortiz viajou ao Japão para lutar contra o "Cachorro Louco" Wanderlei Silva pelo título no UFC Japão. A luta foi praticamente toda de Tito, que usou seu wrestling de alto nível para derrubar Wanderlei e se tornar campeão por decisão unânime.

Se tornando uma estrela

Depois de conquistar o título, a popularidade de Ortiz só fez aumentar. Ele entrava no octógono com seu cabelo pintado de loiro e usando seus calções de labareda e suas camisas com dizeres polêmicos nas costas. Além disso sempre era visto nos eventos do UFC em que não lutava na primeira fila, com seu cinturão e sempre com frases impactantes na ponta da língua. Suas três primeiras defesas de título foram todas vencidas no primeiro round, com uma finalização sobre Yuki Kondo, um nocaute com um bate-estaca em Evan Tanner e uma vitória por TKO sobre Elvis Sinosic. Ele também venceu Vladimir Matyushenko semanas após o 11 de setembro, num evento onde entrou com a bandeira dos EUA nas costas. Seu visual, sua atitude e suas performances lhe renderam o apelido "The Huntington Beach Bad Boy"

The Ultimate Fighter 3

A rivalidade com Ken Shamrock ainda existia, e o UFC estava no vermelho naquela época, portanto um TUF com o ultra popular Tito Ortiz e o lendário Ken Shamrock, que se odiavam fazia muito sentido. E assim aconteceu. Durante a temporada os dois trocaram muitas farpas e chegaram perto de sair na porrada várias vezes.Um dos momentos mais famosos dessa rivalidade aconteceu numa coletiva de imprensa onde Ken chutou uma cadeira na direção de Ortiz após o rival rir de suas ameaças.O clima entre os dois era muito tenso e a sua luta recebeu uma atenção enorme dos fãs do esporte, que não era tão famoso na época. 
Quando a luta de fato aconteceu, Tito Ortiz simplesmente demoliu Ken Shamrock em uma interrupção do córner após três rounds de contínuo ground and pound.

Perda do cinturão

Ortiz enfrentou o campeão interino Randy Couture e foi derrotado por decisão unânime e perdeu seu cinturão. A luta foi decidida na base do wrestling, e Randy, um wrestler de nível muito superior foi capaz de derrubar e dominar Ortiz durante os 25 minutos do combate, inclusive dando tapas na bunda de Ortiz no final do round. Foi uma derrota devastadora para Tito Ortiz. Ele disse ter chorado por meses depois daquela luta, e que saía para correr para se acalmar.

Derrota para Chuck Liddell

Depois de perder seu título Ortiz enfrentou seu maior rival, Chuck Liddell, e a lógica aconteceu. O homem de gelo evitou as quedas de Tito e no começo do segundo round nocauteou seu rival com uma sequência avassaladora de socos.


Griffin, Belfort e trilogia com Shamrock

Ortiz começou sua reabilitação vencendo Patrick Côté, um jovem striker canadense que fazia sua estréia no UFC. Mesmo sofrendo um knockdown no início da luta o Bad Boy de Huntington Beach conseguiu usar seu wrestling e impor sua vontade para vencer por decisão unânime.
Sua luta seguinte foi contra a lenda Vitor Belfort, e numa luta cheia de emoção Ortiz saiu vencedor por decisão dividida, e em sua entrevista pós luta provocou Ken Shamrock e Chuck Liddell, que entraram no cage e quase brigaram com Ortiz.
Ortiz fez outra luta cheia d ação contra o campeão do TUF Forrest Griffin, onde conseguiu vencer por decisão dividida. A luta ganhou o prêmio de luta do ano de 2006.
Ortiz ainda faria uma trilogia com Ken Shamrock, vencendo duas lutas por TKO no primeiro round. Essas seriam as últimas vitórias dele por mais de quatro anos.

Chance pelo título

Depois de quatro vitórias seguidas Tito Ortiz teve a chance de se tornar campeão ao enfrentar Chuck Liddell numa das lutas mais aclamadas da história dos meio-pesados. Apesar de ter conectado bons golpes e ter chegado a pegar as costas de Liddell em um momento, Tito novamente perdeu por TKO, dessa vez no quarto round.


Lesões, derrotas e boatos de aposentadoria

Depois da derrota para Liddell, Ortiz empatou numa luta com Rashad Evans, onde ele perdeu um ponto por segurar a grade. A partir daí, passou por várias cirurgias no seu pescoço,que o incomodava desde a sua luta com Randy Couture,lesões essas que o debilitam até hoje. Devido a essas lesões, passou por uma série de derrotas enorme. Após a derrota para Lyoto Machida, Ortiz optou por não renovar seu contrato devido a brigas com Dana White. Porém tempos depois fez as pazes com White e voltou para fazer a revanche com Forrest Griffin. Numa luta cheia de ação como a primeira, Tito foi derrotado por decisão dividida. Depois de passar mais de quatro anos perdendo, Tito Ortiz precisava vencer do astro em ascensão Ryan Bader, ou seria dispensado do UFC.

Sobrevida, últimas lutas e despedida do UFC

A situação era preocupante, porém como o próprio Dana White disse, Tito Ortiz se torna mais perigoso quando está encurralado, e ainda no primeiro round Tito finalizou Bader com uma guilhotina depois de dar um knockdown no adversário.
A partir daí, Ortiz entrou novamente numa série de derrotas, sendo parado por Rashad Evans e  Rogério Minotouro.
 Fez a sua despedida no UFC enfrentando Forrest Griffin numa terceira luta, e numa luta muito emocionante foi derrotado por decisão unânime, mesmo dando dois knockdowns no oponente e o derrubando duas vezes. Ao fim da luta, Ortiz foi entrevistado pelo próprio Forrest e deu adeus ao esporte. Na mesma noite ele foi introduzido no hall da fama do UFC.

Bellator MMA

Depois de quase dois anos afastado e de se envolver em mais brigas com Dana White, Tito Ortiz assinou com o Bellator, e estreou em maio de 2014, vencendo o campeão dos médios Alexander Shlemenko numa luta pelos meio-pesados. O mundo do MMA entrou em êxtase ao ver a vitória da lenda em seu retorno.
Sua segunda luta foi contra outro veterano do UFC, Stephan Bonnar, num duelo muito equilibrado que Tito Ortiz venceu por decisão dividida. Conquistando duas vitórias seguidas pela primeira vez em mais de oito anos, Ortiz se credenciou a lutar pelo título meio-pesado do Bellator.

Na luta pelo título, em setembro de 2015, apesar de ter começado bem o duelo, foi finalizado por um triângulo invertido no final do primeiro round pelo campeão Liam McGueary, e desde então não tem lutado. É bem provável que não volte a lutar, já que as lesões nas costas e no pescoço o atacam constantemente e fora do octógono tem uma carreira de empresário bem sucedida.

Fica aqui o meu tributo a um dos melhores meio-pesados de todos os tempos, "The Huntington Beach Bad Boy", "The people's champ" Tito Ortiz!