quinta-feira, 2 de junho de 2016

Quem foi Randy Couture?

Fala galera que tem Fome de MMA, hoje vou falar sobre um dos mais condecorados lutadores de MMA de todos os tempos, o cara que vencia adversários que tinham idade para ser seus filhos e que além disso eram mais pesados e mais altos que ele, estou falando nada mais, nada menos que Randy "The Natural" Couture!

Início nas artes marciais

Randy iniciou no wrestling ainda no ensino fundamental, e desde então se apaixonou pelo esporte. No seu último ano no ensino médio ele se tornou campeão estadual. Porém não foi à faculdade porque descobriu que sua namorada do colégio estava grávida de seu primeiro filho,e determinado a ser uma boa figura paterna, coisa que não teve ao crescer, decidiu ingressar no exército para poder prover boas condições de vida para sua família. Lá, ele lutou um pouco de boxe e continuou praticando wrestling, porém devido a um erro ao se inscrever ele acabou indo por engando para a equipe de greco romana, quando na verdade praticou wrestling estilo livre durante toda a sua vida. Assim, treinou nas duas equipes e foi muito bem sucedido nos dois estilos. No total, Couture foi campeão da NCAA três vezes, foi reserva olímpico de 1988 até 1996, entre outros títulos. Ele estava trabalhando como treinador da Universidade de Oregon quando decidiu competir no MMA.


Estréia no MMA

Após ver na TV as lutas do UFC Couture decidiu se tornar um lutador de MMA, porém inicialmente ele recebeu um não dos match makers do evento, pois na época já haviam muitos wrestlers no evento. Mas para a surpresa de Randy, ele foi chamado às pressas pelo evento após um dos lutadores sair do card do UFC. Portanto, no dia 30 de maio de 1997 um dos melhores lutadores da história do UFC estreou no MMA. Seu adversário era Tony Halme, um homem imenso. Segundo Couture, ao ouvir a porta do cage fechando e ver seu adversário do outro lado do octógono ele se sentiu assustado. Porém, sua estréia foi perfeita e ele venceu seu adversário com tranquilidade usando seu wrestling e finalizando com um mata leão com apenas um minuto de combate.
Na segunda luta da noite ele venceu Steven Graham em pouco mais de três minutos de combate via nocaute técnico e se tornou campeão do GP dos pesados. Sua terceira luta seria contra um dos melhores lutadores de todos os tempos: O fenômeno Vitor Belfort.

Couture x Belfort

Para essa luta o americano era o tremendo azarão, além de ser um iniciante seu adversário tinha apenas 19 anos e vinha vencendo todas as suas lutas com nocautes devastadores. Logo no início da luta o americano fugiu da mão direita do brasileiro e fez o clinch, Belfort fugiu do mesmo e tentou iniciar uma sequência de socos, mas Randy o derrubou e passou sua guarda. Vitor se levantou e foi colocado no clich novamente, aos sete minutos de combate a estratégia de Couture havia dado certo e o brasileiro estava exausto. Randy novamente o derrubou e finalizou a luta com socos, sendo essa luta uma das maiores zebras na época.

Campeão peso pesado do UFC

Em 21 de dezembro de 1997 Randy Couture teve a chance de disputar o título contra Maurice Smith, que havia vencido o título de Mark Coleman no começo daquele ano no UFC Japão. A luta não foi muito movimentada e nenhum dos lutadores impôs muito dano um ao outro, porém Couture derrubou seu Smith várias vezes e conseguiu posições dominantes no decorrer da luta. Após 21 minutos de luta Randy se tornou campeão por decisão majoritária com apenas quatro lutas profissionais.

Japão

Na época em que se tornou campeão do UFC, o núcleo do MMA era o Japão, e Couture não demorou para assinar com o Vale Tudo Japan para enfrentar o veterano do Shooto Enson Inoue, por isso teve seu título do UFC retirado. No embate contra Inoue foi finalizado em menos de dois minutos e após isso foi para o Rings, outro evento japonês que revelou para o mundo nomes como Ricardo Arona, Rodrigo Minotauro e Fedor Emelianenko.

Rings: King of Kings 2000

Após ser derrotado em sua primeira luta no evento, Randy entrou para o Rings e lá venceu três das cinco lutas que fez, sobre Jeremy Horn, Ryushi Ynagisawa e Tsuyoshi Kohsaka, esta última em 2001. Porém antes do fim de 2000 ele retornaria para o UFC.

Segundo título mundial

Randy retornou ao UFC já lutando pelo título contra o poderoso wrestler do team Quest Kevin Redleman e conseguiu se tornar campeão mundial peso pesado pela segunda vez. Após isso, ele defenderia seu título contra o poderoso striker brasileiro Pedro Rizzo em duas lutas muito duras, na primeira foi muito castigado pelos chutes na perna do brasileiro, o que causou uma certa polêmica após Couture ser declarado vencedor por decisão unânime. Porém na segunda já havia criado uma estratégia eficiente e pôde vencer com mais tranquilidade por nocaute técnico no terceiro round.


 Em sua terceira defesa de título foi derrotado por Josh Barnett por nocaute técnico e depois de seu oponente ser pego no anti doping ele lutou pelo título vago contra Ricco Rodriguez, sendo derrotado novamente por TKO e fraturando sua órbita ocular na luta. Devido a enorme diferença de peso entre ele e seus adversários, o "Capitão América" desceu para os meio-pesados.

Fazendo história

Ele estreou como meio-pesado lutando pelo título interino contra Chuck Liddell, na primeira luta de uma das maiores trilogias da história do esporte, e numa luta perfeita taticamente Randy venceu seu rival por nocaute técnico no terceiro round. 



Depois de vencer Liddell, Couture unificou o título ao vencer de maneira dominante Tito Ortiz. Assim Couture se tornou o primeiro homem a ser campeão em duas categorias diferentes na história do UFC. Ao defender seu título pela primeira vez seu oponente já era conhecido, se tratava do "The Phenom" Vitor Belfort. Logo no início da luta Couture tentou o clinch e a luva de Vitor raspou em seu olho. O ferimento impediu que o americano continuasse na luta e por isso perdeu seu título.
Na revanche contra o brasileiro Couture conseguiu, por meio de muito Ground and Pound reconquistar seu título, se tornando assim duas vezes campeão dos pesados e duas vezes campeão dos meio-pesados.  
Numa segunda luta com Liddell Couture foi nocauteado pela primeira vez na sua carreira, no primeiro round. Disposto a reconquistar seu título, enfrentou e venceu Mike van Arsdale, e se credenciou para uma terceira luta com Liddel.
Na terceira luta entre eles Liddell mais uma vez venceu por nocaute, dessa vez no segundo round. Após a derrota, Randy Couture se aposentou. Em 2006, Randy Couture foi induzido ao Hall da Fama do UFC.

Volta da aposentadoria e título mundial

Depois de um ano aposentado, Couture decidiu voltar a lutar como peso pesado, enfrentando o campeão Tim Sylvia como um grande azarão. Aos 8 segundos de combate Randy conectou um overhand e os dois metros de Tim Sylvia foram ao chão, para delírio de todos presentes. Após cinco rounds dominantes o "The Natural" se tornava campeão pela quinta vez, e o lutador mais velho a se tornar campeão, aos 43 anos.

 O americano ainda defenderia seu título contra o campeão mundial de jiu jitsu 17 anos mais novo que ele Gabriel Gonzaga e venceria de maneira  impressionante por nocaute técnico antes de perder o título para o gigante Brock Lesnar.


Últimos combates e aposentadoria definitiva

Randy ainda faria uma superluta contra Rodrigo Minotauro, que até hoje é uma das melhores do esporte,onde o brasileiro saiu vencedor por decisão unânime. Teve três vitórias consecutivas sobre Brandon Vera, Mark Coleman e a lenda do boxe James Toney, antes de ser nocauteado por Lyoto Machida e se aposentar definitivamente do MMA.

Fica aqui meu eterno agradecimento à essa lenda! um dos maiores de todos os tempos e sem dúvida o mais condecorado lutador a competir no UFC! Muito obrigado The Natural!



Nenhum comentário:

Postar um comentário