quarta-feira, 27 de abril de 2016

Quem foi Rodrigo Minotauro?

Fala galera que tem fome de MMA, hoje vou falar sobre uma das maiores lendas do esporte: Antonio Rodrigo Nogueira, o minotauro!

Primeiros anos de vida e início nas artes marciais 

Natural de Vitória da Conquista, aos onze anos sofreu um acidente horrível no qual foi atropelado por um caminhão de lixo, ficando vinte e cinco dias em coma e quase um ano internado. Devido a esse acidente possui várias cicatrizes no corpo, incluindo uma nas costas que acabou se tornando um modo simples de distingui-lo de seu irmão gêmeo Rogério Minotouro.
Desde cedo treinou judô, e mais tarde passou a treinar boxe e jiu jitsu(modalidade onde se tornou campeão pan americano antes de receber a faixa preta). Não demorou muito para que fizesse a transição para o vale tudo.

Início no MMA

Rings

Minotauro estreou no MMA em 1999, e após duas vitórias rápidas por submissão partiu para o japão para lutar pelo Rings. Após muitas lutas, me sua maioria vitórias, sagrou-se campeão do torneio do Rings de 2000, e com apenas 13 lutas em sua carreira já havia vencido nomes como Jeremy Horn, Kyoshi Tamura e Valentijn Overeem(2x). Após isso, estreou no PRIDE.

PRIDE

Em sua estréia no Pride "Minota" enfrentou o forte striker Gary Goodridge, e em menos de três minutos de luta o seu jiu jitsu falou mais alto e ele venceu a luta com um triângulo.
Após essa vitória, veio a seu encontro um desafio maior, nada mais, nada menos que o ex-campeão mundial do UFC, Mark Coleman. O brasileiro não se intimidou com o poderoso wrestler e em pouco mais de seis minutos sua guarda fez mais uma vítima. Coleman também foi finalizado por um triângulo.

Campeão mundial dos pesos-pesados

Na sua terceira luta pelo Pride, no dia 3 de novembro de 2001, Rodrigo enfrentou o enorme Heath Herring, em luta válida pelo título inaugural do pride. Após 15 minutos  de combate o brasileiro venceu por decisão unânime e se tornou o primeiro campeão da história dos pesados no Pride. A partir de então, sua carreira apenas decolou.


Após se tornar campeão minotauro venceu 5 lutas seguidas, entre essas vingando-se da sua primeira derrota ao finalizar Dan Henderson. Mas sem dúvida a luta mais famosa da carreira do brasileiro e uma das lutas mais famosas do MMA foi contra o gigante Bob Sapp. com pouco mais de 100kg na época o brasileiro enfrentou o americano que pesava 171kg de puro músculo, e após levar golpes fortíssimos conseguiu sair vencedor com uma chave-de-braço depois de quase 15 minutos de  combate.


















Após essas épicas vitórias, minotauro enfrentaria o lutador até hoje visto como um dos melhores de todos os tempos, o russo Fedor Emelianenko. Minotauro perdeu por decisão unânime e perdeu o título de campeão.


Depois dessa derrota minotauro se recuperou vencendo mais um ex-campeão do UFC. Dessa vez Ricco Rodriguez por decisão unânime. Na sua luta seguinte, enfrentaria um dos lutadores mais perigosos do mundo: Mirko Cro Cop.
Contra o croata minotauro teve uma de suas lutas mais difíceis. O primeiro round de dez minutos foi completamente dominado pelo adversário e no segundo final do primeiro round minotauro foi a knockdown após receber um chute no rosto de Cro Cop. Porém minotauro mais uma vez mostrou seu poder de superação e no segundo round levou seu adversário para o chão e o finalizou com uma chave-de-braço, mostrando mais uma vez seu jiu jitsu de alto nível e se tornando campeão interino do Pride. Minotauro ia cada vez mais mostrando que era um dos melhores lutadores do mundo.
Após essa grande vitória o brasileiro entrou no torneio dos pesados de 2004 e após vencer nomes como Heath Herring e Sergei Kharitonov chegou à final para enfrentar pela segunda vez Fedor Emelianenko. Após uma cabeçada acidental que abriu um corte no russo a luta foi interrompida e declarado um No contest. Na revanche Fedor mais uma vez venceu o brasileiro por decisão unânime.
Depois disso ainda venceria duas lutas e ingressaria no torneio dos pesados de 2006, onde venceu de nomes como Fabrício Werdum. Foi derrotado de maneira polêmica por Josh Barnett na semifinal. Sua última luta no pride foi no último dia de 2006, vencendo Barnett numa revanche por decisão unânime.

UFC

A estreia tão aguardada do brasileiro no UFC aconteceu em julho de 2007, onde ele enfrentou Heath Herring pela terceira vez. Depois de sofrer um knockdown no início do combate, minota venceu mais uma vez o adversário por decisão unânime.

Entrando para a história

Sua segunda luta no evento foi contra o gigante Tim Sylvia, válida pelo título interino de campeão dos pesos pesados do UFC.Depois de ser derrubado nos primeiros dois rounds e ver a vitória desaparecendo, Minotauro puxou o americano para a meia guarda, raspou e o finalizou com uma fantástica guilhotina, se tornando o primeiro e único homem na história a ser campeão do Pride e do UFC.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Perda do cinturão e luta com lenda

Em sua primeira defesa de seu título interino minotauro enfrentou o ex-campeão do UFC Frank Mir. Minotauro foi nocauteado pela primeira vez na sua carreira no segundo após ir a kcnockdown três vezes.
Sua luta seguinte seria memorável. Seu adversário seria ninguém menos que Randy "The Natural" Couture, o único homem a ser campeão do UFC cinco vezes e em duas categorias diferentes. Num embate histórico e muito disputado o brasileiro saiu vencedor após dar dois knockdowns em seu oponente e quase finalizá-lo co um triângulo de mão.


                                                                                            

Oscilação de vitórias e derrotas 

Após essa luta Minotauro foi nocauteado pela segunda vez em sua carreira pelo futuro campeão do UFC Cain Velasquez, e desde então sua carreira só oscilou. Após três cirurgias nos quadris e no joelho o guerreiro brasileiro conseguiu lutar no UFC rio, primeira edição do UFC no brasil em 13 anos. Na sua frente tinha o jovem finalista do TUF Brendan Schaub. Numa performance incrível minotauro nocauteou seu oponente no primeiro round, fazendo a alegria de todos na HSBC Arena.

    Grave lesão

  No final de 2011 Rodrigo Minotauro enfrentou Frank Mir numa revanche em Toronto. Após atordoar o adversário Minotauro arriscou-se numa guilhotina e permitiu que Mir se recuperasse. O americano encaixou uma kimura e quebrou o braço do brasileiro. Assim Frank Mir se tornou o primeiro na história a nocautear e a finalizar minotauro.

                                                                                                                                                                                                                                     



















A última vitória de Minotauro foi em outubro de 2012 contra Dave Herman. O americano disse que o jiu jitsu de Nogueira não funcionaria contra ele, e minotauro provou que estava errado. No segundo round da luta o brasileiro o finalizou com uma chave-de-braço, fazendo a alegria de todos presentes em Fortaleza.

TUF e Aposentadoria

Minotauro em 2012 foi um dos técnicos do TUF Brasil 2, tendo como seu adversário Fabrício Werdum. Ao final do programa na luta entre os dois o campeão mundial de jiu jitsu Werdum finalizou minotauro com uma chave-de-braço. O golpe rompeu um ligamento do braço de Minotauro.


Após essa derrota Minotauro foi para Abu Dhabi enfrentar o vencedor do TUF Roy Nelson. Na última semana de treinos o brasileiro rompeu dois tendões do joelho. O americano aniquilou Minotauro acertando fortes golpes no brasileiro que foi nocauteado até a inconsciência ainda no primeiro round.
Foto: Getty Images

                                                                                 









                                                                               
Foto:Getty Images













Depois de um longo tempo parado Minotauro voltou a lutar em agosto de 2015 no UFC 190 contra o lutador mais alto do UFC Stefan Struve, de 2,11 de altura. Numa performance fraca o brasileiro foi derrotado por decisão unânime e após essa luta aposentou-se do MMA. Ele se tornou embaixador do UFC no Brasil e é responsável pelo desenvolvimento de atletas brasileiros no UFC.

Fica aqui meu eterno agradecimento por ter visto essa lenda viva lutar, muito obrigado Rodrigo Minotauro por tudo que fez no cage e pelo o que está fazendo fora dele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário