quarta-feira, 20 de julho de 2016

Lesão do Cyborg

Fala galera que tem Fome de MMA, hoje vou falar sobre a lesão do Evangelista Cyborg, uma coisa que me deixou muito preocupado não só com a carreira dele, mas também com a vida de um dos atletas brasileiros mais experientes no MMA hoje.

Antes de tudo eu gostaria de dizer que essa lesão é muito provavelmente a pior da história do MMA. A perna quebrada do Anderson Silva, as lesões no joelho do Domminick Cruz e qualquer outra lesão que já vimos no UFC ou no Bellator não são nada comparadas a essa. Um afundamento de crânio não põe somente a carreira do Cyborg em risco, mas a sua vida também. Uma lesão dessas poderia muito bem acontecer num acidente de carro ou mesmo numa tentativa de homicídio. O próprio árbitro da luta, o "Big" John McCarthy, que é na minha opinião o melhor árbitro de todos os tempos e que atua desde o UFC 2 disse que essa foi a joelhada mais forte que ele já viu. Segundo ele o barulho parecia de um golpe de um taco de baseball.
E depois disso a pergunta que fica é: Como evitar que lesões dessa maneira aconteçam no esporte? E a resposta é simples: Não há como evitar. Eu nunca tinha visto uma lesão dessa, ainda mais porque um osso duro como o da testa não costuma ser fraturado com joelhadas. Isso é uma fatalidade, um "acidente de trabalho" infelizmente os praticantes de esportes de contato estão sujeitos a isso, e para os que acreditam que isso só acontece em esportes de combate, um dos melhores goleiros de todos os tempos, Petr Cech sofreu uma lesão muito semelhante num jogo em 2006. Além dele, Cristian Chivu teve também uma lesão no crânio em 2010. Após as lesões, ambos passaram a jogar com capacetes.
O que conforta todos os fãs de MMA é que o Cyborg disse está bem e que volta a lutar em seis meses. Eu como fã me preocupo com a saúde dele, e tenho dúvidas de que ele voltara tão rápido, pois diferente dos exemplos que citei o Cyborg não poderá usar nenhum capacete, e ele como lutador constantemente é atingido na cabeça e eventualmente sofre concussões.

Um comentário: