sexta-feira, 13 de maio de 2016

UFC 198 - O maior da história do nosso país

Fala galera que tem fome de MMA, para mim é fantástico estar escrevendo esse post para falar desse evento histórico do UFC que vai rolar dia 14 esse sábado lá em Curitiba. É sem dúvida o melhor card que o Brasil já recebeu, e na minha opinião é melhor que o UFC 200, que vai acontecer em julho deste ano. Então sem mais delongas vamos falar sobre as lutas que vão rolar neste evento épico.

Card preliminar

Moicano x Tukhugov

A primeira luta do evento já vai ser de arrepiar, uma promessa do Brasil enfrenta um russo casca grossa. É Renato Moicano enfrentando Zubaira Tukhugov. O russo está invicto no UFC com três vitórias. Já o brasileiro está invicto no MMA e em sua última luta finalizou Tom Niinimaki no segundo round. Essa luta é só uma mostra de que o card promete.

Moraes x Chagas

O card preliminar já vai valer o ingresso de quem tiver lá, pois vamos ter nas primeiras lutas da noite duas revelações do TUF Brasil, o faixa preta de jiu jitsu campeão mundial Serginho Moraes e o piauiense de mãos pesadas Francisco Massaranduba, que enfrentam Luan Chagas e Yancy Medeiros respectivamente. Chagas entra substituindo Kamaru Usman, campeão do TUF Blackzilians vs ATT que se lesionou nos treinos. Apesar de desconhecido no cenário internacional o jovem de apenas 22 anos tem um cartel sólido de 14 vitórias e apenas uma derrota, com todas as lutas acabando antes da decisão dos juízes. O tarzan, como é chamado vem com uma sequência de 9 vitórias e apesar de ter 8 vitórias por finalização provavelmente tentará nocautear Moraes. Do outro lado, Serginho vem de 4 vitórias seguidas nas suas cinco lutas no UFC e com seu jiu jitsu fenomenal vem para finalizar seu adversário, devido a sua experiência e sua técnica superior na arte suave vejo Sergio como favorito.

Trinaldo x Medeiros

O massaranduba vai ter um desafio enorme à frente, Yancy Medeiros é um lutador completo e muito raçudo, e essa luta provavelmente vai ser muito disputada como todas as últimas do brasileiro. O havaiano tem um bom wrestling e treina com os irmãos Diaz e seu jiu jitsu já faturou o prêmio de performance da noite duas vezes. Luta dura, mas creio que o brasileiro consegue levar, principalmente se investir em seus chutes e joelhadas no corpo e se conseguir derrubar e trabalhar por cima.

Minotouro x Cummins

A primeira estrela brasileira sobre ao cage na quarta luta da noite, trata-se de Rogério Minotouro que enfrenta o wrestler de alto nível Patrick Cummins. A estratégia pro brasileiro é se movimentar muito e usar sobretudo seu boxe de nível mundial para manter o americano afastado, principalmente com jabs e diretos. É fundamental que ele não tente jogar no chão com Cummins pois seu adversário já mostrou ser muito bom em travar seus oponentes no solo e vencê-los com seu Ground and Pound, inclusive o próprio Patrick já venceu o parceiro de treinos de Minotouro Rafael Feijão. Portanto é fundamental que o brasileiro mantenha a luta em pé, assim como fez Glover Teixeira e use seu boxe para nocautear o americano. Sou um grande fã do minotouro, mas baseado nos estilos dos dois, vejo o americano como favorito, principalmente quando observo que no passado muitos de seus adversários utilizaram quedas para vencê-lo, como por exemplo o Phil Davis e o Maurício Shogun. Espero estar enganado e torço para que um dos últimos representantes da geração passada brasileira saia vencedor.

Lineker x Font

Na quinta luta da noite temos a participação de uma das maiores promessas brasileiras na atualidade, o peso galo  de mãos pesadas Jonh Lineker enfrenta o americano Rob Font. Essa luta vai ser animadíssima devido ao estilo agressivo dos dois lutadores, já que as duas lutas de Font no UFC foram vencidas por nocaute e Lineker só ter vencido duas lutas no UFC por decisão. Na minha opinião o brasileiro deveria optar uma luta mais segura, já que o seu adversário é bem mais alto e mais pesado que ele, mas duvido que ele faça isso. Quem ganha com isso somos nós, que vamos ver uma luta muito empolgante, se a luta seguir o rumo que eu creio que seguirá, não há favorito.

Marreta x Marquardt

Depois disso é a hora de um representante da nova geração subir ao cage para enfrentar um representante da geração anterior. Thiago Marreta enfrenta Nate Marquardt. O brasileiro que lutou no TUF Brasil 2 vem numa boa sequência de três vitórias no UFC,sendo duas por nocaute no primeiro round, enquanto o americano vem de uma vitória por nocaute sobre CB Dollaway no segundo round, porém não vem de bons desempenhos no evento em geral, e já pode-se dizer que está na descendente. Em outros tempos, o ex-campeão do Strikeforce seria franco favorito, mas agora aposto numa vitória do brasileiro por nocaute.

Brown x Maia

Para fechar o card preliminar temos o embate entre os meio médios Matt Brown e Demian Maia, onde o vencedor entra na fila para lutar pelo título no futuro. A estratégia do brasileiro é óbvia: levar a luta para o solo e usar seu jiu jitsu de nível internacional para buscar a finalização. O americano vai buscar a luta em pé e vai usar seus fortes golpes para apagar as luzes do brasileiro. Devido ao momento de Demian, que vem de 4 vitórias seguidas e de ser relativamente fácil derrubar Brown vejo o brasileiro como favorito, porém o seu oponente tem de ser levado a sério, pois já enfrentou grandes nomes da categoria como Stephen Thompson, Jhonny Hendricks e o campeão Robbie Lawler.

Card Principal

Alves x Barberena

O card principal vai ser aberto por uma das maiores promessas do MMA brasileiro atualmente, o campeão do TUF Brasil 3 Warlley Alves enfrenta Bryan Barberena pela categoria dos meio-médios. O americano só tem 3 derrotas em seu cartel e nunca foi nocauteado, além disso, está muito confiante e embalado após vencer a sensação do UFC Sage Northcutt. Já o brasileiro está invicto e apenas uma de suas vitórias no UFC veio por decisão. Baseado na intensidade que Warlley põe em seus oponentes creio que ele é o favorito, porém precisa ser cauteloso para evitar ser derrubado e quem sabe encaixar a guilhotina, que é um de seus melhores golpes para vencer o combate.

 Shogun x Anderson

A segunda estrela a entrar no octógono na noite é Maurício Shogun, o ex-campeão do UFC enfrenta Corey Anderson, que foi campeão da 19 temporada do The Ultimate Fighter. O americano provavelmente utilizará a mesma estratégia que usou para vencer Fábio Maldonado, ou seja, utilizar seu wrestling para derrubar e controlar o curitibano. É muito importante que Shogun não tente jogar no solo como fez quando enfrentou Chael Sonnen e tente usar seu muay thai constantemente para que dessa forma consiga vencer seu oponente.

Cyborg x Smith

É chegada a hora! Depois de quase 11 anos invicta e sendo apontada como a melhor lutadora de todos os tempos Chris Cyborg finalmente lutará no UFC. Sua adversária é a americana Leslie Smith, que tem muito coração, um bom boxe já que treina com os irmãos Diaz e um jiu jitsu razoável já que é uma faixa azul de César Gracie. Porém na minha opinião a brasileira é uma das maiores favoritas da noite, com um muay thai de alto nível somado a um wrestling sólido e um jiu jitsu que lhe rendeu dois campeonatos mundiais na faixa roxa, vejo a Chris vencendo facilmente e no futuro buscando seu lugar como sendo uma das top da categoria galo. Apesar disso, o combate será num peso casado de 63,5 kg.

Jacaré x Belfort

Eu estou especialmente ansioso para essa luta que define o próximo desafiante da categoria dos médios. Ronaldo Jacaré e Vitor Belfort fazem o co evento principal numa luta que promete trazer fortes emoções. De um lado o jiu jjitsu de nível mundial de Jacaré, do outro a velocidade das mãos de Vitor. Nessa luta não há favorito claro, por qualquer uma das coisas pode acontecer. Mas baseado no perfil de adversários que costumam vencer Vitor, como Jon Jones e Chris Weidman, creio que o Jacaré consegue colocá-lo para baixo e finalizá-lo, especialmente após o primeiro round,que é quando o ex-campeão dos meio-pesados costuma desacelerar seu ritmo.

Werdum x Miocic 

E na luta principal temos a disputa de cinturão dos pesos pesados entre Stipe Miocic e o campeão Fabrício Werdum. O combate é histórico por ser a primeira defesa de um título peso pesado no Brasil.
O combate com certeza será duro. O americano com ascendência croata é um lutador com um jogo sólido em pé e bom jogo de grapling sendo um wrestler da primeira divisão da NCAA. Além disso está muito motivado após nocautear Mark Hunt e Andrei Arlovski. Porém do outro lado do cage ele enfrenta um dos melhores pesos pesados de todos os tempos. Fabrício Werdum tem o melhor jiu jitsu da categoria e vem evoluindo absurdamente no muay thai devido a estar treinando na Kings MMA com o mestre Rafael Cordeiro e lutadores de alto nível como Rafael dos Anjos, Chris Cyborg e Maurício Shogun. A luta é dura, mas acho que o brasileiro finaliza e fica à espera de provavelmente Alistair Overeem.
Vai ser irado assistir esse evento épico, que eu creio que vai ser recheado de vitórias brasileiras, infelizmente o spider não vai poder continuar, mas mesmo assim esse evento vai ser histórico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário