terça-feira, 17 de maio de 2016

Brasil - O país do MMA

Fala galera que tem Fome de MMA, hoje vou fazer uma postagem diferente. Depois desse evento grandioso que rolou no último sábado eu sinto que ele serviu para mostrar uma coisa que já estava evidente para o pessoal que já curte o MMA há um tempo: O Brasil é um dos países onde o MMA é mais evoluído e popular.

O Brasil é referência no que diz respeito ao esporte na maioria dos ramos do mesmo. Não só temos alguns dos melhores atletas de diferentes gerações como também os alguns dos melhores treinadores e das melhores equipes. Lutadores da geração que passou como: Rodrigo Minotauro, Anderson Silva e Lyoto Machida, como também jovens ex-campeões como Renan Barão e José Aldo. Ao mesmo tempo, também é importante lembrar que o começo de tudo foi com os Gracies, que fundaram o UFC e tiveram ligações diretas com a criação do PRIDE e de eventos de graplling como o ADCC. Além disso graças também a essa família o Brazilian Jiu Jitsu se tornou um elemento indispensável para qualquer lutador que deseje ser bem sucedido no MMA.


No último ano tivemos 5 disputas de título no UFC com brasileiros envolvidos, nos últimos anos observamos Anderson Silva se tornar o melhor lutador de todos os tempos e estabelecer o recorde de maior número de defesas de título. Também vimos Gleison Tibau chegar muito próximo do recorde de Tito Ortiz de maior número de lutas no UFC, e no último evento vimos Demian Maia quebrar o recorde de Anderson Silva de maior número de vitórias no UFC.

Deixando um pouco os lutadores de lado, é importante falar do importante papel dos brasileiros como técnicos. Alguns dos melhores treinadores do mundo são do Brasil, como Rafael Cordeiro que já recebeu o prêmio de treinador do ano duas vezes. Outros treinadores de excelência são da American Top Team, que tem como alguns de seus principais treinadores o Conan Silveira e o Ricardo Libório, além do Parrumpinha.

Bom, eu poderia falar muito mais ainda, falar sobre os excelentes árbitros que o Brasil apresenta como o Mário Yamasaki e o Osiris Maia, mas o propósito desse post é deixar claro que somos o país do MMA, mas que ainda temos muito a evoluir e que para isso precisamos de investimento, o que transborda nos Estados Unidos. A maioria dos lutadores do UFC treinam Wrestling a vida inteira na escola e na faculdade, ao migrarem para o MMA conhecem academias que possuem infraestruturas fantásticas e serviços muito importantes que fazem o lutador evoluir exponencialmente não só fisica mas também psicologicamente muito rápido. Por isso a maioria esmagadora dos brasileiros que alcançam altos níveis no esporte moram nos EUA, e é por isso que na minha opinião é necessário um maior investimento no esporte, não só no MMA mas em todos, pois além de ser extremamente lucrativo para o Brasil também dará rumo a vida de muitos jovens, e vários outros problemas sociais serão parcialmente resolvidos por tabela.

É isso pessoal, acabei fazendo um certo desabafo sobre o assunto, espero que gostem! Lembrando que dia 29 de maio teremos o confronto de duas promessas nos galos, uma americana e outra brasileira, é Thominhas Almeida vs Cody Garbrandt!

Nenhum comentário:

Postar um comentário