terça-feira, 31 de maio de 2016

Rivalidades do MMA: Urijah Faber vs Dominick Cruz

Fala galera que tem Fome de MMA, nesse final de semana teremos o UFC 199, que trará duas disputas de título e que dará fim a uma das minhas rivalidades favoritas do esporte atualmente. Será o terceiro e último confronto entre Urijah Faber e Dominick Cruz. A rivalidade entre eles é acirrada, os dois abertamente não se gostam. Mas quando e porque essa rivalidade começou? Vou tentar responder essa pergunta para vocês agora...

O Início

Uma das rivalidades mais famosas das histórias das categorias leves do MMA se iniciou em 2007, quando o UFC ainda não possuía as categorias de mosca a pena. Nessa época, o maior evento do mundo para um lutador com menos de 70 kg era o WEC e era lá onde os dois lutavam. Faber era o campeão incontestável dos penas na época e além disso era o garoto propaganda do evento. Ele iria fazer a sua terceira defesa de título contra um oponente diferente, mas devido a uma lesão a disputa de título foi oferecida ao jovem Dominick Cruz, que na época tinha um cartel de 9-0. Cruz aceitou o combate com apenas seis semanas de antecedência e antes mesmo da luta em si uma rixa já começou a nascer entre ele e o então campeão. Cruz se sentiu desrespeitado porque seu rosto não estava no pôster promocional do evento, e por isso assinava encima do rosto de Faber, que se sentiu desrespeitado também. Eles não sabiam, mas essa rixa duraria por quase uma década.

Primeira luta

No dia 24 de março de 2007 os dois lutaram pelo título mundial dos penas do WEC e em apenas 1 minuto e 38 segundos Urijah Faber finalizou Dominick Cruz com uma guilhotina e com certa facilidade defendeu seu título. Após essa luta, segundo o próprio Faber ele simplesmente "esqueceu" do adversário. Já Cruz desceu para a categoria dos galos e lá iniciou seu domínio, se tornando o último campeão peso galo da história do WEC e o primeiro da história do UFC, que comprou o WEC.



Pós primeira luta

Enquanto Cruz se tornou campeão, Faber perdeu seu título para Mike Brown, e após falhar em reconquistar o título duas vezes resolveu descer pros galos, se tornando rapidamente um dos top da categoria um segundo combate com Dominick era inevitável. E após finalizar Takeya Mizugaki na sua estreia dos galos do WEC e vencer Eddie Wineland na sua primeira luta no UFC, ainda dentro do octógono Faber disse a Cruz, que estava na platéia: " Esconda seus filhos, esconda sua esposa, porque eu estou indo pegar meu cinturão".

Segunda luta

Após muito trash talking por parte dos dois lutadores, uma revanche foi marcada para julho de 2011, e numa verdadeira guerra Dominick vingou sua única derrota vencendo por decisão unânime. Algumas pessoas porém acharam o resultado controverso, pois apesar de Cruz ter acertado mais golpes, sem dúvida Faber foi mais contundente, dando na luta três knockdowns no adversário. Todo o mundo do MMA pedia por uma terceira luta, e numa jogada de marketing brilhante, Dana White e cia marcaram o tira teima.


TUF: Live

A grande jogada de marketing do UFC foi colocar os dois lutadores como os treinadores principais do primeiro e até agora único The Ultimate Fighter que foi transmitido ao vivo. Esse reality show serviu para aumentar ainda mais a popularidade das categorias mais leves e a popularidade dos próprios lutadores, a terceira luta deles iria render muito dinheiro. Porém, um acontecimento inesperado cancelou a luta e quase acabou com a carreira de Dominick.

O campeão incontestável dos galos lesionou o joelho e além de enfrentar um longo processo de recuperação, seu joelho não só cedeu novamente como seu outro joelho também teve seu ligamento rompido. Resultado: Ele não sabia demoraria quase 5 anos para se livrar completamente das lesões. Devido a isso teve seu título vago, porém no início desse ano conseguiu reconquistá-lo após vencer Um dos ex-parceiros de treino de Faber: TJ Dillashaw. 
Enquanto isso, Faber fez 10 lutas e venceu a maioria, porém fracassou ao tentar conquistar o título vago de Cruz, porém após ver seu rival se tornar campeão novamente viu a oportunidade de finalmente conquistar o título.

Tira teima

É chegada a hora dessa rivalidade chegar ao fim, neste final de semana os dois farão sua terceira luta e o vencedor fica com mais que apenas o título, fica com a vitória de uma das maiores rivalidades da história das categorias leves do MMA. Eu particularmente torço para o Faber, pois ele é um dos meus lutadores favoritos desde que comecei a acompanhar o esporte, e acho que por tudo que ele fez durante esses 13 anos de carreira, porém, ao analisar friamente o momento da carreira dos dois e o estilo de luta de cada um, vejo o Dominick Cruz como grande favorito, e aposto numa vitória tranquila por decisão, que será conquistada por meio de muita movimentação, que é sem dúvida o ponto mais forte do campeão.


terça-feira, 17 de maio de 2016

Brasil - O país do MMA

Fala galera que tem Fome de MMA, hoje vou fazer uma postagem diferente. Depois desse evento grandioso que rolou no último sábado eu sinto que ele serviu para mostrar uma coisa que já estava evidente para o pessoal que já curte o MMA há um tempo: O Brasil é um dos países onde o MMA é mais evoluído e popular.

O Brasil é referência no que diz respeito ao esporte na maioria dos ramos do mesmo. Não só temos alguns dos melhores atletas de diferentes gerações como também os alguns dos melhores treinadores e das melhores equipes. Lutadores da geração que passou como: Rodrigo Minotauro, Anderson Silva e Lyoto Machida, como também jovens ex-campeões como Renan Barão e José Aldo. Ao mesmo tempo, também é importante lembrar que o começo de tudo foi com os Gracies, que fundaram o UFC e tiveram ligações diretas com a criação do PRIDE e de eventos de graplling como o ADCC. Além disso graças também a essa família o Brazilian Jiu Jitsu se tornou um elemento indispensável para qualquer lutador que deseje ser bem sucedido no MMA.


No último ano tivemos 5 disputas de título no UFC com brasileiros envolvidos, nos últimos anos observamos Anderson Silva se tornar o melhor lutador de todos os tempos e estabelecer o recorde de maior número de defesas de título. Também vimos Gleison Tibau chegar muito próximo do recorde de Tito Ortiz de maior número de lutas no UFC, e no último evento vimos Demian Maia quebrar o recorde de Anderson Silva de maior número de vitórias no UFC.

Deixando um pouco os lutadores de lado, é importante falar do importante papel dos brasileiros como técnicos. Alguns dos melhores treinadores do mundo são do Brasil, como Rafael Cordeiro que já recebeu o prêmio de treinador do ano duas vezes. Outros treinadores de excelência são da American Top Team, que tem como alguns de seus principais treinadores o Conan Silveira e o Ricardo Libório, além do Parrumpinha.

Bom, eu poderia falar muito mais ainda, falar sobre os excelentes árbitros que o Brasil apresenta como o Mário Yamasaki e o Osiris Maia, mas o propósito desse post é deixar claro que somos o país do MMA, mas que ainda temos muito a evoluir e que para isso precisamos de investimento, o que transborda nos Estados Unidos. A maioria dos lutadores do UFC treinam Wrestling a vida inteira na escola e na faculdade, ao migrarem para o MMA conhecem academias que possuem infraestruturas fantásticas e serviços muito importantes que fazem o lutador evoluir exponencialmente não só fisica mas também psicologicamente muito rápido. Por isso a maioria esmagadora dos brasileiros que alcançam altos níveis no esporte moram nos EUA, e é por isso que na minha opinião é necessário um maior investimento no esporte, não só no MMA mas em todos, pois além de ser extremamente lucrativo para o Brasil também dará rumo a vida de muitos jovens, e vários outros problemas sociais serão parcialmente resolvidos por tabela.

É isso pessoal, acabei fazendo um certo desabafo sobre o assunto, espero que gostem! Lembrando que dia 29 de maio teremos o confronto de duas promessas nos galos, uma americana e outra brasileira, é Thominhas Almeida vs Cody Garbrandt!

segunda-feira, 16 de maio de 2016

UFC 198 - Resultados e Análise

Fala pessoal que tem Fome de MMA, hoje vou comentar os resultados do UFC que rolou em Curitiba no último sábado. O maior evento de MMA da história do nosso país foi incrível, com lutas muito boas e com algumas zebras. Sem mais delongas, aí vai...

Minotouro x Cummins

Rogério Minotouro, que dos brasileiros era o que tinha a luta mais difícil da noite conseguiu nocautear seu adversário ainda no primeiro round, para o delírio de todos os presentes. Contrariando o que era esperado, Rogério conseguiu evitar as quedas do americano quando necessário e não demorou muito para conectar bons golpes e atordoar o adversário, que mesmo sendo muito resistente não se recuperou e aos 4 minutos e 52 segundos a luta foi interrompida. Eu disse na última postagem que achava que Cummins iria vencer, mas que queria estar errado, ainda bem eu estava, boa Minotouro!

Massaranduba x Medeiros

Massaranduba não tomou conhecimento do adversário, após atordoar seu oponente diversas vezes e seu oponente bravamente resistir ele conseguiu a vitória por meio da decisão dos juízes. Mesmo perdendo,Yancy Medeiros merece todo o respeito de todos nós, é raríssimo ver alguém levar tantos golpes no rosto e no corpo e continuar na luta. Mas ainda assim, deu Brasil nessa também, e agora o participante do primeiro TUF Brasil da história está com seis vitórias seguidas.

Marreta x Marquardt

Outro antigo participante do TUF Brasil que mandou muito bem foi o Thiago Marreta que confirmou seu favoritismo e nocauteou o veterano Nate Marquardt ainda no primeiro round. O muay thai de alto nível do brasileiro fez a diferença e o lutador que há três anos não parecia ter futuro no UFC agora já soma 4 vitórias seguidas.

Shogun x Anderson

O shogun enfrentou o Corey Anderson e numa luta onde mostrou muita garra conseguiu vencer por decisão dividida. Porém na minha opinião o resultado foi errado. Na verdade um dos jurados em exercício no UFC do dia 14 pra mim errou em quase todas as lutas, e nessa para mim ele errou também. Ao meu ver o shogun venceu o primeiro round e perdeu os dois seguintes. O segundo round foi difícil de pontuar mas ao meu ver somente o fato do shogun ter dado um knockdown  nos últimos segundos não anula a vantagem do americano no resto do round. Enfim, de qualquer maneira, foi um ótimo resultado pro shogun que agora emplaca a segunda vitória seguida.

Cyborg x Smith

A Cris cyborg confirmou o favoritismo e como era esperado atropelou a Leslie Smith, vencendo por nocaute em menos de 90 segundos de combate. Essa vitória apenas solidifica o nome da brasileira como a melhor lutadora e MMA de todos os tempos.

Jacaré x Belfort

Na penúltima luta da noite os pesos-médios brasileiros Ronaldo Jacaré e Vitor Belfort disputaram a vaga de desafiante número 1 ao título. Fazendo exatamente o que prometeu Jacaré colocou Vitor para baixo e utilizou seu jiu jitsu de nível mundial para avançar nas posições e vencer por nocaute técnico ainda no primeiro round. 

Werdum x Miocic

Infelizmente a maior zebra da noite foi na luta principal da noite. Ainda no primeiro round Stipe Miocic nocauteou Fabrício Werdum e se tornou o novo campeão mundial no pesos pesados. A luta antes disso estava transcorrendo dentro do esperado e o brasileiro estava bem, trabalhando seu muay thai e acertando bons golpes. Após conectar um soco ele partiu para cima acreditando que Miocic estava machucado e ao fazer isso se abriu e tomou um contragolpe que o nocauteou instantaneamente. Ainda dentro do cage, Werdum assumiu que cometeu um erro e disse que deseja uma revanche imediata e que irá conquistar seu cinturão novamente.




E assim terminou o maior evento do UFC já realizado no Brasil.
 

sexta-feira, 13 de maio de 2016

UFC 198 - O maior da história do nosso país

Fala galera que tem fome de MMA, para mim é fantástico estar escrevendo esse post para falar desse evento histórico do UFC que vai rolar dia 14 esse sábado lá em Curitiba. É sem dúvida o melhor card que o Brasil já recebeu, e na minha opinião é melhor que o UFC 200, que vai acontecer em julho deste ano. Então sem mais delongas vamos falar sobre as lutas que vão rolar neste evento épico.

Card preliminar

Moicano x Tukhugov

A primeira luta do evento já vai ser de arrepiar, uma promessa do Brasil enfrenta um russo casca grossa. É Renato Moicano enfrentando Zubaira Tukhugov. O russo está invicto no UFC com três vitórias. Já o brasileiro está invicto no MMA e em sua última luta finalizou Tom Niinimaki no segundo round. Essa luta é só uma mostra de que o card promete.

Moraes x Chagas

O card preliminar já vai valer o ingresso de quem tiver lá, pois vamos ter nas primeiras lutas da noite duas revelações do TUF Brasil, o faixa preta de jiu jitsu campeão mundial Serginho Moraes e o piauiense de mãos pesadas Francisco Massaranduba, que enfrentam Luan Chagas e Yancy Medeiros respectivamente. Chagas entra substituindo Kamaru Usman, campeão do TUF Blackzilians vs ATT que se lesionou nos treinos. Apesar de desconhecido no cenário internacional o jovem de apenas 22 anos tem um cartel sólido de 14 vitórias e apenas uma derrota, com todas as lutas acabando antes da decisão dos juízes. O tarzan, como é chamado vem com uma sequência de 9 vitórias e apesar de ter 8 vitórias por finalização provavelmente tentará nocautear Moraes. Do outro lado, Serginho vem de 4 vitórias seguidas nas suas cinco lutas no UFC e com seu jiu jitsu fenomenal vem para finalizar seu adversário, devido a sua experiência e sua técnica superior na arte suave vejo Sergio como favorito.

Trinaldo x Medeiros

O massaranduba vai ter um desafio enorme à frente, Yancy Medeiros é um lutador completo e muito raçudo, e essa luta provavelmente vai ser muito disputada como todas as últimas do brasileiro. O havaiano tem um bom wrestling e treina com os irmãos Diaz e seu jiu jitsu já faturou o prêmio de performance da noite duas vezes. Luta dura, mas creio que o brasileiro consegue levar, principalmente se investir em seus chutes e joelhadas no corpo e se conseguir derrubar e trabalhar por cima.

Minotouro x Cummins

A primeira estrela brasileira sobre ao cage na quarta luta da noite, trata-se de Rogério Minotouro que enfrenta o wrestler de alto nível Patrick Cummins. A estratégia pro brasileiro é se movimentar muito e usar sobretudo seu boxe de nível mundial para manter o americano afastado, principalmente com jabs e diretos. É fundamental que ele não tente jogar no chão com Cummins pois seu adversário já mostrou ser muito bom em travar seus oponentes no solo e vencê-los com seu Ground and Pound, inclusive o próprio Patrick já venceu o parceiro de treinos de Minotouro Rafael Feijão. Portanto é fundamental que o brasileiro mantenha a luta em pé, assim como fez Glover Teixeira e use seu boxe para nocautear o americano. Sou um grande fã do minotouro, mas baseado nos estilos dos dois, vejo o americano como favorito, principalmente quando observo que no passado muitos de seus adversários utilizaram quedas para vencê-lo, como por exemplo o Phil Davis e o Maurício Shogun. Espero estar enganado e torço para que um dos últimos representantes da geração passada brasileira saia vencedor.

Lineker x Font

Na quinta luta da noite temos a participação de uma das maiores promessas brasileiras na atualidade, o peso galo  de mãos pesadas Jonh Lineker enfrenta o americano Rob Font. Essa luta vai ser animadíssima devido ao estilo agressivo dos dois lutadores, já que as duas lutas de Font no UFC foram vencidas por nocaute e Lineker só ter vencido duas lutas no UFC por decisão. Na minha opinião o brasileiro deveria optar uma luta mais segura, já que o seu adversário é bem mais alto e mais pesado que ele, mas duvido que ele faça isso. Quem ganha com isso somos nós, que vamos ver uma luta muito empolgante, se a luta seguir o rumo que eu creio que seguirá, não há favorito.

Marreta x Marquardt

Depois disso é a hora de um representante da nova geração subir ao cage para enfrentar um representante da geração anterior. Thiago Marreta enfrenta Nate Marquardt. O brasileiro que lutou no TUF Brasil 2 vem numa boa sequência de três vitórias no UFC,sendo duas por nocaute no primeiro round, enquanto o americano vem de uma vitória por nocaute sobre CB Dollaway no segundo round, porém não vem de bons desempenhos no evento em geral, e já pode-se dizer que está na descendente. Em outros tempos, o ex-campeão do Strikeforce seria franco favorito, mas agora aposto numa vitória do brasileiro por nocaute.

Brown x Maia

Para fechar o card preliminar temos o embate entre os meio médios Matt Brown e Demian Maia, onde o vencedor entra na fila para lutar pelo título no futuro. A estratégia do brasileiro é óbvia: levar a luta para o solo e usar seu jiu jitsu de nível internacional para buscar a finalização. O americano vai buscar a luta em pé e vai usar seus fortes golpes para apagar as luzes do brasileiro. Devido ao momento de Demian, que vem de 4 vitórias seguidas e de ser relativamente fácil derrubar Brown vejo o brasileiro como favorito, porém o seu oponente tem de ser levado a sério, pois já enfrentou grandes nomes da categoria como Stephen Thompson, Jhonny Hendricks e o campeão Robbie Lawler.

Card Principal

Alves x Barberena

O card principal vai ser aberto por uma das maiores promessas do MMA brasileiro atualmente, o campeão do TUF Brasil 3 Warlley Alves enfrenta Bryan Barberena pela categoria dos meio-médios. O americano só tem 3 derrotas em seu cartel e nunca foi nocauteado, além disso, está muito confiante e embalado após vencer a sensação do UFC Sage Northcutt. Já o brasileiro está invicto e apenas uma de suas vitórias no UFC veio por decisão. Baseado na intensidade que Warlley põe em seus oponentes creio que ele é o favorito, porém precisa ser cauteloso para evitar ser derrubado e quem sabe encaixar a guilhotina, que é um de seus melhores golpes para vencer o combate.

 Shogun x Anderson

A segunda estrela a entrar no octógono na noite é Maurício Shogun, o ex-campeão do UFC enfrenta Corey Anderson, que foi campeão da 19 temporada do The Ultimate Fighter. O americano provavelmente utilizará a mesma estratégia que usou para vencer Fábio Maldonado, ou seja, utilizar seu wrestling para derrubar e controlar o curitibano. É muito importante que Shogun não tente jogar no solo como fez quando enfrentou Chael Sonnen e tente usar seu muay thai constantemente para que dessa forma consiga vencer seu oponente.

Cyborg x Smith

É chegada a hora! Depois de quase 11 anos invicta e sendo apontada como a melhor lutadora de todos os tempos Chris Cyborg finalmente lutará no UFC. Sua adversária é a americana Leslie Smith, que tem muito coração, um bom boxe já que treina com os irmãos Diaz e um jiu jitsu razoável já que é uma faixa azul de César Gracie. Porém na minha opinião a brasileira é uma das maiores favoritas da noite, com um muay thai de alto nível somado a um wrestling sólido e um jiu jitsu que lhe rendeu dois campeonatos mundiais na faixa roxa, vejo a Chris vencendo facilmente e no futuro buscando seu lugar como sendo uma das top da categoria galo. Apesar disso, o combate será num peso casado de 63,5 kg.

Jacaré x Belfort

Eu estou especialmente ansioso para essa luta que define o próximo desafiante da categoria dos médios. Ronaldo Jacaré e Vitor Belfort fazem o co evento principal numa luta que promete trazer fortes emoções. De um lado o jiu jjitsu de nível mundial de Jacaré, do outro a velocidade das mãos de Vitor. Nessa luta não há favorito claro, por qualquer uma das coisas pode acontecer. Mas baseado no perfil de adversários que costumam vencer Vitor, como Jon Jones e Chris Weidman, creio que o Jacaré consegue colocá-lo para baixo e finalizá-lo, especialmente após o primeiro round,que é quando o ex-campeão dos meio-pesados costuma desacelerar seu ritmo.

Werdum x Miocic 

E na luta principal temos a disputa de cinturão dos pesos pesados entre Stipe Miocic e o campeão Fabrício Werdum. O combate é histórico por ser a primeira defesa de um título peso pesado no Brasil.
O combate com certeza será duro. O americano com ascendência croata é um lutador com um jogo sólido em pé e bom jogo de grapling sendo um wrestler da primeira divisão da NCAA. Além disso está muito motivado após nocautear Mark Hunt e Andrei Arlovski. Porém do outro lado do cage ele enfrenta um dos melhores pesos pesados de todos os tempos. Fabrício Werdum tem o melhor jiu jitsu da categoria e vem evoluindo absurdamente no muay thai devido a estar treinando na Kings MMA com o mestre Rafael Cordeiro e lutadores de alto nível como Rafael dos Anjos, Chris Cyborg e Maurício Shogun. A luta é dura, mas acho que o brasileiro finaliza e fica à espera de provavelmente Alistair Overeem.
Vai ser irado assistir esse evento épico, que eu creio que vai ser recheado de vitórias brasileiras, infelizmente o spider não vai poder continuar, mas mesmo assim esse evento vai ser histórico!

sexta-feira, 6 de maio de 2016

UFC Fight Night: Overeem vs Arlovski

Fala galera que tem fome de MMA, hoje iniciarei um novo quadro no blog, vou começar a falar de eventos futuros e dar meus palpites quanto às lutas principais, espero que gostem!

No domingo, dia 8 de maio a Holanda receberá o seu primeiro evento do UFC, evento este que terá em seu main event o embate entre o ex-campeão do K1 e do Strikeforce Alistair Overeem e o ex- campeão do UFC Andrei Arlovski. O vencedor dessa luta entra na fila para disputar o título mundial dos pesados contra o vencedor de Werdum e Miocic, que se enfrentam dia 14 de maio em Curitiba.

No co-main event temos a participação do ex-desafiante ao título Antônio pezão, que após vários resultados negativos tenta voltar ao caminho das vitórias. Ele enfrenta o lutador mais alto do UFC Stefan Struve, que vem de derrota para Jared Rosholt em novembro.



Também temos a volta do parceiro de treinos de Conor McGregor Gunnar Nelson que busca recuperação após a derrota para Demian Maia. Ele enfrenta Albert Tumenov numa luta que promete ser muito técnica.

Outra participação de brasileiro no evento é a de Yan Cabral, lutador da Nova União que sobre ao octógono para enfrentar o iraniano Reza Madadi na quarta luta da noite pela categoria dos leves.

Os favoritos para as duas lutas principais do evento sem dúvida são o Overeem e o Struve. Embora eu seja um grande fã do Andrei Arlovski não creio que ele seja páreo para o kickboxing de alto nível de seu oponente, que estará lutando em casa. Todavia, como o Overeem nunca mostrou uma resistência a golpes muito grande, não se pode dizer que o holandês é um grande favorito. Portanto creio que o Overeem vença por decisão ou por nocaute, mas não no primeiro round. Já o Arlovski pode vencer por nocaute nos primeiros rounds da luta.

Já Stefan Struve leva vantagem sobre o pezão ao meu ver não só por ter maior envergadura e ser mais técnico, mas também por viver um momento melhor, tento sido o último homem a enfrentar e vencer Rodrigo Minotauro. Para vencer o pezão precisa encurralar o Holandês e descarregar sequências para conseguir o nocaute, senão provavelmente não conseguirá encurtar a distância e será dominado pelo seu adversário à base de jabs e diretos.



Bom pessoal, espero que gostem desse novo quadro que estou criando, é na melhor das intenções e espero evoluir cada vez.