sábado, 26 de março de 2016

O início de tudo

E aí pessoal que tem fome de MMA,

Nessa primeira postagem do blog, nada mais justo que contar uma breve história sobre o início do MMA moderno e para isso preciso contar a história de duas grandes organizações: PRIDE e UFC(pretendo fazer uma nova postagem no futuro contando a história tanto do PRIDE quanto do UFC com mais detalhes).

Bom, em 1993, Rorion Gracie, filho do lendário Hélio Gracie resolveu criar uma mega versão dos desafios Gracie nos EUA, assim, criou um grande evento de lutas onde representantes de várias artes marciais se enfrentariam com um propósito: provar qual arte marcial era a mais eficiente num combate real, assim, surgiu o Ultimate Fighting Championship. Para deixar os combates os mais reais possíveis, não haviam categorias de peso, nem limite de tempo, e as regras se limitavam a não poder morder e colocar dedos nos olhos, assim, foram selecionados 8 lutadores e para representar o Gracie Jiu jitsu foi escolhido Royce Gracie, irmão mais novo de Rorion, sendo de longe o lutador mais leve da competição, a maioria das pessoas acreditava que Royce seria destruído, mas estranhamente, ele vencia todos os seus adversários, que eram em média 10kg mais pesados que ele, com muita facilidade, usando estrangulamentos e chaves de articulação até então pouco conhecidas. E isso se repetiu na segunda e na quarta edição do evento( no terceiro Royce foi eliminado pois ficou desidratado após vencer a primeira luta, contra Kimo Leopoldo, cerca de 45kg mais pesado que ele). Praticamente em um ano, o Jiu Jitsu se tornou extremamente popular, e os Gracies se tornaram extremamente respeitados na América.
Já o PRIDE, surgiu quando a estrela do pro wrestling japonês Nobuhiko Takada desafiou Rickson Gracie, irmão de Rorion e Royce, considerado o melhor dos Gracies, em 1997. A luta atraiu mais de 47 mil pessoas, vencida por Rickson, a revanche, que também foi vencida pelo brasileiro, fez com que o evento entrasse no pay per view e se tornasse rapidamente o maior evento de MMA do mundo. Em 10 anos, o PRIDE revelou grandes atletas como Fedor Emelianenko, Wanderlei Silva, Mirko cro cop, Rodrigo Minotauro e Kazushi Sakuraba, que se tornaram verdadeiras estrelas mundiais, porém, em 2007 a zuffa. empresa que é dona do UFC comprou o PRIDE, e assim muitos de seus lutadores trocaram o ringue pelo octógono.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário