sábado, 17 de setembro de 2016

Rivalidades do MMA: American Top Team vs Blackzilians

Fala Galera que tem Fome de MMA, logo mais teremos um UFC Fight Night com Dustin Poirier enfrentando Michael Johnson no evento principal. Essa luta não só representa a rivalidade pessoal entre os dois, mas também a rivalidade entre suas academias, uma rivalidade que já dura muito tempo e que parece longe de terminar.


O início 

A ATT surgiu em 2002, com Ricardo Liborio se unindo a Dan Lambert, com este dando apoio financeiro e Liborio formando um pequeno grupo de lutadores. Em determinado momento, Glenn Robinson passou a treinar muay thai na ATT e posteriormente resolveu fundar a Blackzilians com alguns atletas que pertenciam à ATT, o que enfureceu Lambert e iniciou a rivalidade.

Confrontos

Pelo fato de as duas academias terem sede em Coconut Creek, na Florida, as lutas acontecem sempre, em eventos pequenos e mesmo no UFC. Merece destaque Hayder Hassan, que antes de entrar no TUF era conhecido como "Blackzilian Killer" ao nocautear Jason Jackson e Felipe Portela.
No UFC, diversas lutas já aconteceram, como por exemplo a vitória por nocaute de Michael Johnson sobre Gleison Tibau no UFC 198, porém essa rivalidade atingiu seu auge recentemente com o TUF feito com as duas equipes.

The Ultimate Fighter: American Top Team vs Blackzilians

Em 2015 as duas equipes realizaram um TUF único, que trouxe regras diferentes dos anteriores. As equipes selecionariam alguns de seus atletas que não lutavam no UFC para irem para uma mansão na Florida e se enfrentassem diversas vezes em três etapas. Na primeira cada luta vencida somavam 25 pontos, na segunda, 50, e na última 100. A equipe com mais pontos venceria, e posteriormente seriam selecionados dois lutadores que tivessem lutado na casa ao menos duas vezes para fazerem a final.
Ao longo da temporada, a Blackzilians teve uma grande vantagem, com seus atletas vencendo tranquilamente as primeiras lutas, e em determinado momento precisando apenas de uma vitória para vencerem matematicamente a competição, porém a ATT heroicamente conseguiu vencer três das últimas 4 lutas e na última luta Hayder Hassan venceu Vicente Luque por decisão dividida e deu a vitória à ATT.



Na final, Hayder foi escolhido pela ATT e Kamaru Usman pela Blackzilians. Na luta Usman finalizou Hassan com um katagatame no segundo round e se tornou o vencedor do TUF.

Atualmente

Desde então, muitos embates aconteceram no UFC, com vitórias para ambos os lados, como por exemplo a vitória de Vicente Luque numa revanche contra Hayder Hassan no UFC on FOX: Dos Anjos vs Cerrone e a vitória de Danny Roberts(BLZ) sobre Nathan Coy(ATT) em dezembro de 2015. Em contrapartida Michael Graves(ATT) venceu Vicente Luque por decisão unânime no mesmo dia da final do TUF. Hoje essa rivalidade terá mais um capítulo, com dois top da categoria peso leve se enfrentando no main event por uma futura chance pelo título.


sábado, 20 de agosto de 2016

UFC 202 - Análise de Diaz x McGregor

Fala Galera que tem Fome de MMA, o UFC 202 acabou a alguns minutos e a internet já está cheia de fãs dando suas opiniões sobre a luta do Nate Diaz e Conor McGregor. Apesar de ter torcido para o Diaz, tentarei fazer uma análise fria do combate.

Antes de tudo, é importante dizer que a luta é pontuada round a round, então, não é porque o Conor derrubou o Diaz nos dois primeiros rounds que ele venceu a luta inteira, quer dizer apenas que ele venceu os dois primeiros rounds.

Round 1

O Conor lutou muito bem no primeiro round, usando bons chutes nas pernas que sempre foram um ponto fraco do Nate. Além disso seus overhands conectaram de forma mais limpa do que na primeira luta, por isso que o Conor conseguiu o knockdown. O diaz até acertou alguns chutes na perna do irlandês mas o primeiro round foi claramente do McGregor. Eu daria 10-9 Conor no primeiro round.

Round 2

O segundo round foi parecido com o primeiro, com o Conor dominando o centro do octógono e acertando golpes limpos no queixo do Diaz. Mais uma vez tenho que falar da importância que fez o Conor ter chutado a perna da frente do Nate, que por colocar muito peso naquela perna teve problemas nesses dois primeiros rounds. Os golpes do irlandês levaram o americano a knockdown duas vezes nesse round, porém o irlandês não tentou definir a luta pois Nate não perdeu os sentidos e entrar na guarda do oponente seria um grande erro. Dei 10-9 para McGregor novamente, até porque no final do round Nate começou a crescer na luta.

Round 3

Foi sem dúvida o melhor round do Nate Diaz. A fadiga começou a abater Conor, que foi colocado com as costas na grade e levou muitos golpes no corpo e na cabeça. Em determinado momento a luta ficou muito perto de ser parada e ao final do round parecia que o fim estava próximo para o irlandês. Eu daria 10-9, ou mesmo um 10-8 para Diaz nesse round.

Round 4

No quarto round McGregor recuperou um pouco mais o fôlego e conseguiu acertar alguns bons golpes em Diaz, porém seu poder de nocaute já não era o mesmo dos primeiros rounds. Diaz conseguiu colocar Conor contra a grade e desferir bons golpes também. Esse foi sem dúvida o round mais equilibrado da luta, onde qualquer pontuação seria válida. Como só vi a luta uma vez e estava muito envolvido emocionalmente, não posso dizer com certeza quem ganhou esse round.

Round 5

O quinto round foi com certeza do Nate Diaz, que conseguiu manter o Conor com as costas na grade por mais tempo, acertou bons golpes curtos e nos últimos 20 segundos conseguiu uma queda e acertou alguns golpes no Ground and Pound. 10-9 Diaz.

Bom, dois juízes deram vitória para o Conor por 48-47 e o outro deu empate por 47-47. A decisão é polêmica, mas não é absurda. É bem provável que haja uma terceira luta para servir como tira teima, o que é ótimo pois a luta de hoje foi sensacional e todos que a assistiram se divertiram bastante.  

sábado, 13 de agosto de 2016

Qual a melhor base para o MMA?

Fala Galera que tem Fome de MMA! O esporte hoje em dia é tão evoluído que tudo faz diferença quando o objetivo é se tornar um lutador de elite, e com certeza a base do lutador é um ponto fundamental, portanto, hoje irei falar algumas das melhores lutas base para se iniciar no MMA.

Muay Thai

O Muay Thai é uma das artes marciais de trocação mais completas que existem, misturando socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. Muitos lutadores de alto calibre começaram no mundo da luta treinando Muay Thai, como Wanderlei Silva e Maurício Shogun, que quando treinavam no Pride representavam a equipe curitibana Chute Boxe, que tinham alguns dos lutadores mais brutais do mundo.

Jiu Jitsu

Os lutadores de Jiu Jitsu possuem a habilidade para finalizar a luta em poucos segundos, com técnicas de alavanca muito eficientes. Royce Gracie revolucionou o mundo das artes marciais ao mostrar a eficácia do Jiu Jitsu nas primeiras edições do UFC vencendo adversários mais pesados. Além dos Gracies, Minotauro, Demian Maia e Ronaldo Jacaré são grandes representantes dessa arte.

Judô

O Judô e o Jiu Jitsu são artes marcais muito parecidas, porém devido as regras diferentes em competições os judocas são mais bem treinados em quedas e imobilizações. Essa característica os torna muito perigosos especialmente no clinch, onde a variedade de projeções é enorme. Uma das melhores demonstrações de Judô no MMA foi na segunda luta entre Ronda Rousey e Miesha Tate, quando Ronda sacudiu a adversária no octógono várias vezes.

Wrestling

O wrestling na minha opinião é a melhor base para o MMA, por possuir muitas posições que vimos dentro do octógono, além disso, um lutador com uma boa base no wrestling é capaz de decidir em que área a luta vai se desenrolar, seja em pé, no chão ou no clinch. Chuck Liddell por anos usou seu wreslting para manter a luta em pé e nocautear seus oponentes, já Randy Couture usava o clinch para cansar seus adversários e vencê-los com Ground and Pound. O número de campeões do UFC que tem o wrestling como base é imenso, nomes que vão desde Dan Severn, Mark Coleman e Matt Hughes até Chris Weidman e Tyron Woodley.



Então por hoje foi isso Galera, espero que tenham gostado do post!

sábado, 6 de agosto de 2016

Como deixar o MMA mais seguro?

Fala galera que tem Fome de MMA, antes de mais nada gostaria de pedir desculpas pelo tempo que fiquei sem postar, farei o possível para que não se repita. Depois da lesão do cyborg fiquei pensando em que medidas poderiam ser tomadas para que o esporte se tornasse mais seguro. No caso do cyborg, foi uma fatalidade, mas sem dúvida o esporte pode se tornar menos perigoso com algumas mudanças. Por isso tentarei listar algumas aqui.

Fim da desidratação

Para quem não sabe, a maioria dos lutadores passa por um processo extremo de desidratação para poderem atingir o limite de peso de suas categorias. Gleison Tibau por exemplo, que é o brasileiro com mais lutas na história do UFC perde cerca de 15 kg para lutar pelos leves. Outros lutadores como John Lineker  tiveram sérios problemas para bater o peso, o que resultou na mudança de categoria. Já Renan Barão e Kelvin Gastelum foram hospitalizados no decorrer do processo.

 As comissões atléticas dos EUA, para tentar amenizar o sofrimento dos lutadores criou uma nova regra que diz que a pesagem ocorra 28 horas antes do evento,para dar maior tempo para os atletas recuperarem os líquidos perdidos. Porém essa medida não solucionou o problema. Depois do UFC 200 uma imagem de Miesha Tate passando mal para bater o peso foi postada na internet.

Na minha opinião a solução é o fim da desidratação, ou seja, a pesagem deveria ser no dia da luta, assim como no judô. Dessa forma, os atletas lutariam com o peso que realmente têm, e a saúde deles seria conservada, lembrando que essa perda de peso já levou atletas a óbito.

Mais categorias de peso

Uma medida complementar ao fim da desidratação é a criação de mais categorias de peso, que ajudariam lutadores que se encontram muito fracos em determinadas categorias. Também solucionaria o problema de ver lutadores muito fortes em determinadas categorias. Ver Conor McGregor, que tem um porte de peso leve lutando nos penas é no mínimo injusto. Novas categorias de peso sem dúvida solucionaria muitos problemas.

Fim das cotoveladas

Como fã sou contra o fim das cotoveladas no chão,  mas sem dúvida se elas se tornassem ilegais as lutas não só seriam menos sangrentas como também impediriam que tantas lutas terminassem devido a cortes. Existe o risco de que as lutas se tornem mais monótonas se isso acontecer, até porque é inegável que as cotoveladas são ferramentas, mas vale lembrar que no Pride as cotoveladas eram ilegais e as lutas eram muito movimentadas.
 
Então galera na minha opinião essas são as três principais mudanças que podem ser feitas para deixar o nosso esporte mais seguro.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Lesão do Cyborg

Fala galera que tem Fome de MMA, hoje vou falar sobre a lesão do Evangelista Cyborg, uma coisa que me deixou muito preocupado não só com a carreira dele, mas também com a vida de um dos atletas brasileiros mais experientes no MMA hoje.

Antes de tudo eu gostaria de dizer que essa lesão é muito provavelmente a pior da história do MMA. A perna quebrada do Anderson Silva, as lesões no joelho do Domminick Cruz e qualquer outra lesão que já vimos no UFC ou no Bellator não são nada comparadas a essa. Um afundamento de crânio não põe somente a carreira do Cyborg em risco, mas a sua vida também. Uma lesão dessas poderia muito bem acontecer num acidente de carro ou mesmo numa tentativa de homicídio. O próprio árbitro da luta, o "Big" John McCarthy, que é na minha opinião o melhor árbitro de todos os tempos e que atua desde o UFC 2 disse que essa foi a joelhada mais forte que ele já viu. Segundo ele o barulho parecia de um golpe de um taco de baseball.
E depois disso a pergunta que fica é: Como evitar que lesões dessa maneira aconteçam no esporte? E a resposta é simples: Não há como evitar. Eu nunca tinha visto uma lesão dessa, ainda mais porque um osso duro como o da testa não costuma ser fraturado com joelhadas. Isso é uma fatalidade, um "acidente de trabalho" infelizmente os praticantes de esportes de contato estão sujeitos a isso, e para os que acreditam que isso só acontece em esportes de combate, um dos melhores goleiros de todos os tempos, Petr Cech sofreu uma lesão muito semelhante num jogo em 2006. Além dele, Cristian Chivu teve também uma lesão no crânio em 2010. Após as lesões, ambos passaram a jogar com capacetes.
O que conforta todos os fãs de MMA é que o Cyborg disse está bem e que volta a lutar em seis meses. Eu como fã me preocupo com a saúde dele, e tenho dúvidas de que ele voltara tão rápido, pois diferente dos exemplos que citei o Cyborg não poderá usar nenhum capacete, e ele como lutador constantemente é atingido na cabeça e eventualmente sofre concussões.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Agora também no Facebook!

É isso mesmo pessoal que tem Fome de MMA, agora o blog tem também uma página no Face! Agora fica cada vez mais fácil vocês acompanharem as postagens e verem postagens mais curtas que posto por lá!
 https://www.facebook.com/Fome-de-MMA-1707780906149701/ https://www.facebook.com/Fome-de-MMA-1707780906149701/

sábado, 9 de julho de 2016

It's Time!

Fala galera que tem Fome de MMA, É hoje! Daqui a pouco começa o melhor evento do UFC da história! Vai ter tudo, teremos "The fireball kid" logo na primeira luta, teremos vários ex-campeões e ex desafiantes de título lutando como Diego Sanchez, TJ Dillashaw e Johny Hendricks. Mas hoje eu irei falar sobre as principais lutas, sobre Aldo x Edgar, Silva x Cormier, Lesnar x Hunt e Nunes x Tate. 

Aldo x Edgar

A revanche de José Aldo e Frankie Edgar promete ser tão equilibrada quanto a primeira luta. Os dois são muito rápidos, possuem muito poder de nocaute e Jiu Jitsu de qualidade, porém, vejo o Aldo com uma pequena vantagem, nada que torne o Edgar um azarão, mas devido a explosão e a força dos seus chutes nas pernas eu acho que o Aldo vença, provavelmente por decisão de novo.

Silva x Cormier

OK, antes de falar sobre essa luta gostaria de dizer que eu sou um grande fã do Anderson, mas eu realmente acho que é um erro imenso ele entrar naquele octógono com o Cormier. Daniel Cormier seria o maior desafio da carreira do Anderson Silva em forma e em seu auge, imagina o tamanho do desafio agora, com o AS com 41 anos, vindo de várias derrotas e cirurgias sérias e sem treinar adequadamente? Eu vou torcer para o Anderson em cada segundo que a luta durar, mas prevejo o Daniel Cormier sacudindo e jogando ele de um lado para o outro no octógono como uma boneca de pano, semelhante ao que fez com o Dan Henderson e depois de bater muito nele vencendo com uma finalização ou um nocaute.

Lesnar x Hunt

Essa vai ser uma luta divertida, entre dois pesos pesados com muito poder de nocaute. Temos de um lado Brock Lesnar, esse cara tão grande que nem parece ser uma pessoa, e do outro lado Mark Hunt, que tem poder de nocaute de sobra para botar qualquer pessoa no mundo para dormir. O lesnar vem de vários anos longe do MMA, antes disso passou por cirurgias sérias no seu trato intestinal e quase morreu. Já o Hunt nunca teve um cartel regular, mas enfrentou alguns dos melhores de todos os tempos no esporte. Prevejo o Lesnar tentando derrubar logo nos primeiros segundos do combate e até conseguindo manter o adversário no chão no primeiro round, mas a partir do segundo vejo o Mark Hunt nocauteando ele e andando para o lado como sempre faz.

Tate x Nunes

Essa luta vai ser bem legal de se assistir, a Amanda Nunes tem plenas condições de vencer a Miesha Tate. Ela só tem uma vitória por decisão das doze vitórias da sua carreira e além disso vem de vitórias sobre competidoras duríssimas como Shayna Baszler, Sara MacMann(Ex desafiante ao título) e Valentina Shevchenko, Além de ter feito uma luta muito dura com a Cat Zingano. Claro que ela vai enfrentar uma das pioneiras do MMA feminino, ex-campeã do Strikeforce que já enfrentou as melhores da história do MMA feminino. A Miesha tem muita raça e coração e com certeza fará de tudo para se manter campeã do UFC. Eu prevejo uma luta muito dura que vai exigir muita raça e condicionamento das duas atletas. Essa luta não há favorito ao meu ver.