sábado, 4 de junho de 2016

A minha sincera homenagem ao "The greatest"

Fala pessoal, eu sei que o blog é de MMA, mas esse gênio que infelizmente nos deixou ontem transcende as barreiras do esporte e por isso me sinto na obrigação de fazer uma homenagem a ele.
Cassius Clay Jr nasceu em Louisville, Kentucky e desde seu nascimento ele estava destinado a ser gigante. Entrou para o boxe por acaso, quando foi visto por um policial e treinador de boxe batendo num ladrão que tentara roubar sua bicicleta, aos doze anos. Nenhum dos dois sabia, mas esse fato iria mudar não só a história do boxe, mas a história de todos os esportes, dos negros e até mesmo da religião islâmica. Depois dessa introdução, vou tentar fazer algo impossível, que é mostrar o porquê desse cara ser tão especial em dez tópicos, porém, como essa lenda mesmo disse, o impossível é apenas uma opinião.

10 - Velocidade

Um dos aspectos mais impressionantes do jogo de Ali era a sua velocidade, ele era tão mais rápido que seus oponentes que antes de sofrer a suspensão de três anos do boxe suas vitórias eram tão impressionantes que raramente era visto ele levando golpes contundentes. Essa velocidade lhe dava uma enorme vantagem sobre os demais lutadores da categoria pois como peso pesado ele possuía a força característica da categoria e a velocidade de um meio-médio. Ele lutava num ritmo tão diferente dos seus adversários nessa época que ele costumava dizer antes da luta em que round iria nocautear seu oponente.

9 - Poder de nocaute

O outro motivo para conseguir dizer em que round iria vencer seus adversários era o seu poder de nocaute, que como o de todos os pesos pesados, era muito grande. Apesar de não possuir uma patada tão forte como a de nomes como Mike Tyson e George Foreman ele tinha bastante força em seus punhos, que lhe garantiram 37 nocautes das suas 56 vitórias

8 - Precisão


O poder de nocaute de Ali era magicamente combinado pela sua incrível precisão, e graças a ela muitos de seus nocautes aconteciam com golpes singulares que acertavam os oponentes no lugar certo, com a força necessária e no momento certo, a precisão era amiga de Ali, o timing trabalhava para Ali.

7 - Noção de distância

A velocidade do Ali não seria tão importante para o seu sucesso se esse gênio não tivesse uma noção de distância única, noção essa que o permitia baixar a guarda na frente de caras como Joe Frazier, que o permitia provocar seus oponentes sem correr o risco de ser atingido por nada muito contundente.

6 - Queixo duro

Se não bastasse todas as habilidades que já falei aqui, esse monstro do ringue ainda tinha um queixo duríssimo, o que foi visto em lutas como na primeira contra Joe Frazier e na luta contra Henry Cooper. Ele enfrentou nomes como Floyd Patterson, George Foreman e Joe Frazier e nunca foi nocauteado, apenas isso já é impressionante, e o seu queixo foi testado.

5 - Força de vontade

Como Ali disse uma vez, a força de vontade tem que ser maior que a habilidade, e ele cumpria isso. Ele tinha um coração de leão. Na terceira luta contra Joe Frazie em Manila os dois fizeram uma guerra de 14 rounds numa arena que segundo as pessoas que estavam lá era tão quente que era difícil respirar no ringue. Além disso, em 1973 quando enfrentou Ken Norton ele teve seu maxilar quebrado no início da luta e lutou os doze rounds seguintes com o seu maxilar fraturado. Sem dúvida, sua força de vontade era maior que sua habilidade.

4 - Jogo de pernas

Muhammad Ali revolucionou os esportes de combate com sua movimentação incrível, ele se movimentava de forma elusiva com muita tranquilidade e leveza, entrando e saindo do raio de ação com rapidez, o que fazia com que fosse muito difícil para seus oponentes encontrar a distância correta. Sua movimentação era tão singular que inspirou Sylvester Stallone a criar o personagem Apollo Creed, do filme Rocky, ganhador do oscar de 1976.


3 - Oratória

Ali falava tão bem que conseguia inflamar multidões e graças a isso ele influenciou milhares de pessoas no mundo através das décadas. Ele foi treinar no Zaire antes da luta contra Foreman e conseguiu fazer com que todos torcessem para ele. Ele é a única personalidade que tem uma estrela em Hollywood que não está na calçada e sim numa parede, pois segundo o mesmo ele não queria que as pessoas pisassem em sua estrela. Ele deu nomes a algumas de suas lutas mais importantes, nomes pelos quais essas lutas ficaram conhecidas.Todos os fãs de boxe sabe que lutas são a Rumble in the Jungle, Thrilla in Manila e Drama in the Barramas. Ele também utilizava essa oratória para fazer jogos mentais com seus adversários, o que já o colocava como vencedor antes mesmo do combate começar. Ele causou em Sonny Liston uma mistura de medo com raiva devido a todos os insultos e provocações que fez ao lutador. Na madrugada do dia de assinar o contrato Muhammad dirigiu até a casa de Liston às três da manhã e o acordou gritando " venha até aqui, eu vou te quebrar agora!".Na trilogia que fez com Joe Frazier  ele aborreceu seu rival de tal forma que segundo Smokin Joe era como se "O tempo todo eu ouvisse essas vozes na minha cabeça".

2 - Personalidade

Uma das coisas que mais me fazem ser fã desse cara é a personalidade forte dele, que foi vista quando ele resolveu se converter ao islamismo e mudar seu nome, ou quando ele se negou a lutar na Guerra do Vietnã dizendo: "Nenhum vietcongue me chamou de crioulo. Por que eu lutaria contra ele?" e mesmo sabendo que se não servisse na guerra perderia seu título e que poderia perder sua licença. Felizmente ele conseguiu manter sua licença mas em troca disso acabou abrindo de três anos de luta, que provavelmente seriam seus melhores no esporte. Mas nada disso importava, e por isso que adoro esse cara, por que ele não era apenas um boxeador excepcional, ele era um homem excepcional.

1 - Legado

Depois de todos esses anos de vida Muhammad Ali nos deixou como tri campeão mundial de boxe profissional e campeão olímpico de boxe em 1960 em Roma. Com um cartel de 56 vitórias e 5 derrotas, o maior de todos os tempos nos mostrou que mais impressionante que nunca perder é perder e saber dar a volta por cima.


Fica aqui o meu agradecimento eterno a esse herói, a esse ícone, a essa lenda do esporte. Muito obrigado Muhammad Ali, onde quer que você esteja, que esteja sem dores e muito feliz, todos nós sabemos que nunca mais existirá alguém como você no mundo.

 Frases

"O impossível é apenas uma grande palavra usada por gente fraca, que prefere viver no mundo como ele está, em vez de usar o poder que tem para mudá-lo, melhorá-lo. Impossível não é um fato. É uma opinião. Impossível não é uma declaração. É um desafio. Impossível é hipotético. Impossível é temporário. O impossível não existe."

"Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão."

"Aquele que vê o mundo aos 50 anos da mesma forma que o via aos 20 desperdiçou 30 anos de sua vida. "

"A força de vontade deve ser mais forte do que a habilidade."

"Deus não coloca um peso nos ombros de um homem se souber que ele não pode carregá-lo."

"Campeões não são feitos em academias. Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si — um desejo, um sonho, uma visão."

"É a repetição de afirmações que leva à crença. E uma vez que a crença torna-se uma convicção profunda, as coisas começam a acontecer."













Nenhum comentário:

Postar um comentário