quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Vitor Belfort x Lyoto Machida - O que significa?

Fala galera que tem Fome de MMA, pouco tempo atrás a luta entre as duas lendas brasileiras Lyoto Machida e Vitor Belfort foi confirmada. Logo após a confirmação o mundo do MMA veio a loucura. Alguns dizem não fazer sentido dois heróis nacionais do esporte se enfrentarem nessa fase final de carreira, outros acham interessante o combate dos dois no Rio de Janeiro, ainda mais pelo fato de se tratar da última luta da carreira de Belfort.


Retrospecto

. Belfort

Nas últimas cinco lutas de Vitor, ele venceu duas, perdeu duas e teve uma luta sem resultado contra Kelvin Gastelum. O desempenho dele em todas essas lutas, com exceção de sua vitória por nocaute contra Dan Henderson em 2015, foi muito abaixo do esperado. Nas duas lutas seguintes, contra Ronaldo Jacaré e Gegard Mousassi ele foi nocauteado de maneira simples, sequer havendo competitividade nessas lutas. Posteriormente foi nocauteado mais uma vez no primeiro round, dessa vez em pleno solo nacional para Kelvin Gastelum, que depois foi pego no anti-doping, mudando o resultado da luta para no contest. Em sua última luta venceu o ex-campeão do strikeforce e ex desafiante do título do UFC Nate Marquardt por decisão unânime no Brasil.

. Machida

Lyoto tem um retrospecto semelhante. Em suas últimas cinco lutas, venceu duas e perdeu três, porém, diferente de Vitor, ficou fora dos octógonos por mais de dois anos por ter sido pego no anti-doping. Após vencer CB Dollaway no final do 2014, o paraense sofreu três derrotas seguidas, para Luke Rockhold, Yoel Romero e Derek Brunson. No último dia 3 ele venceu o ex-campeão do Legacy Eryk Anders por decisão dividida numa luta polêmica em frente aos seus conterrâneos do Pará.

O que significa?

Apesar de dos dois já estarem em seus quarenta anos e bem longe do auge de suas carreiras, se tratam de lendas do esporte que possuem legiões de fãs em todo o mundo, principalmente no Brasil e também se trata da última luta da carreira de Vitor Belfort, que é um dos melhores de todos os tempos. Além disso, estilisticamente é uma luta interessante de se ver, pois ambos são strikers, canhotos e com estilos de luta que combinam bem. Enquanto Belfort tem o hábito de atacar, Lyoto costuma ser um contra-golpeador.

 

Favoritismo

 Não há um favorito claro, pois como eu já disse, os dois estão em fim de carreira, mas baseado no que eu vi em suas últimas lutas e nas próprias características mostradas em suas respectivas carreiras, eu diria que o favorito é Lyoto Machida. O carateca mostrou em sua última luta ter condições de lutar contra um adversário de bom nível por 5 rounds, além de ser capaz de superar adversidades. Belfort historicamente tem problemas com condicionamento mesmo em lutas de três rounds e após a proibição do uso de TRT suas principais armas foram prejudicadas: sua explosão e seu poder de nocaute. Também é importante lembrar que Lyoto está acostumado a lutar contra adversários agressivos, inclusive suas maiores vitórias são sobre lutadores com esse perfil, já Belfort enfrentou muitas dificuldades ao lutar contra adversários que buscam o contra-ataque.