sábado, 17 de setembro de 2016

Rivalidades do MMA: American Top Team vs Blackzilians

Fala Galera que tem Fome de MMA, logo mais teremos um UFC Fight Night com Dustin Poirier enfrentando Michael Johnson no evento principal. Essa luta não só representa a rivalidade pessoal entre os dois, mas também a rivalidade entre suas academias, uma rivalidade que já dura muito tempo e que parece longe de terminar.


O início 

A ATT surgiu em 2002, com Ricardo Liborio se unindo a Dan Lambert, com este dando apoio financeiro e Liborio formando um pequeno grupo de lutadores. Em determinado momento, Glenn Robinson passou a treinar muay thai na ATT e posteriormente resolveu fundar a Blackzilians com alguns atletas que pertenciam à ATT, o que enfureceu Lambert e iniciou a rivalidade.

Confrontos

Pelo fato de as duas academias terem sede em Coconut Creek, na Florida, as lutas acontecem sempre, em eventos pequenos e mesmo no UFC. Merece destaque Hayder Hassan, que antes de entrar no TUF era conhecido como "Blackzilian Killer" ao nocautear Jason Jackson e Felipe Portela.
No UFC, diversas lutas já aconteceram, como por exemplo a vitória por nocaute de Michael Johnson sobre Gleison Tibau no UFC 198, porém essa rivalidade atingiu seu auge recentemente com o TUF feito com as duas equipes.

The Ultimate Fighter: American Top Team vs Blackzilians

Em 2015 as duas equipes realizaram um TUF único, que trouxe regras diferentes dos anteriores. As equipes selecionariam alguns de seus atletas que não lutavam no UFC para irem para uma mansão na Florida e se enfrentassem diversas vezes em três etapas. Na primeira cada luta vencida somavam 25 pontos, na segunda, 50, e na última 100. A equipe com mais pontos venceria, e posteriormente seriam selecionados dois lutadores que tivessem lutado na casa ao menos duas vezes para fazerem a final.
Ao longo da temporada, a Blackzilians teve uma grande vantagem, com seus atletas vencendo tranquilamente as primeiras lutas, e em determinado momento precisando apenas de uma vitória para vencerem matematicamente a competição, porém a ATT heroicamente conseguiu vencer três das últimas 4 lutas e na última luta Hayder Hassan venceu Vicente Luque por decisão dividida e deu a vitória à ATT.



Na final, Hayder foi escolhido pela ATT e Kamaru Usman pela Blackzilians. Na luta Usman finalizou Hassan com um katagatame no segundo round e se tornou o vencedor do TUF.

Atualmente

Desde então, muitos embates aconteceram no UFC, com vitórias para ambos os lados, como por exemplo a vitória de Vicente Luque numa revanche contra Hayder Hassan no UFC on FOX: Dos Anjos vs Cerrone e a vitória de Danny Roberts(BLZ) sobre Nathan Coy(ATT) em dezembro de 2015. Em contrapartida Michael Graves(ATT) venceu Vicente Luque por decisão unânime no mesmo dia da final do TUF. Hoje essa rivalidade terá mais um capítulo, com dois top da categoria peso leve se enfrentando no main event por uma futura chance pelo título.